#PRACEGOVER: Capa do livro |
Autor: João Gabriel
Editora: Produções do Ó
Ano: 2020
Páginas: 84
Sinopse: “Vende-se um elefante triste" é o segundo livro de poesias de João Gabriel. A obra reúne poemas inéditos, escritos antes e durante a pandemia, numa edição com projeto gráfico elegante, ilustrada pela artista Bia Pessoa. Os versos falam da solidão, um lugar físico em que a falta se transforma em presença – “(...) e a falta sentida assim,/ caminhando ao meu lado,/ na beleza que o mundo empresta,/ é a presença que me resta” – e tangenciam outras questões profundas, caras ao nosso tempo e à nossa cultura. “O fim dos caminhos tristes é a maravilhosa descoberta de que do chão, não passa”, diz o poeta.
Olá, leitores do Pacote Literário!
Hoje trago a resenha de Vende-se um elefante triste, do João Gabriel, recebido em parceria com a Oasys Cultural.
Trata-se de um livro de poesias, tipo de literatura que eu curto bastante, pois a forma como elas são escritas trazem reflexões e me inspiram bastante.
Em Vende-se um elefante triste, temos diversas poesias que retratam a vida em geral, com suas relações extremamente complicadas e suas complexidades. Também, de modo específico, a vida do escritor e como é transformar as ideias em palavras e coloca-las no papel.
Vários outros pontos são colocados por Gabriel, inclusive as exigências sociais. Uma delas me tocou bastante, que é a exigência em ser feliz o tempo todo, a qualquer custo. E justamente sobre o caminho mais simples para a felicidade é que fala o poema de onde o autor tirou esse título para o livro.
Por sinal, um título bem diferente e original!
#pracegover Fundo de madeira, livro à esquerda, vela rosa, botões decorados, xícara de café e bloquinho. |
A impressão que tive, a todo momento, foi de ouvir o pensamento do autor naquele breve momento em que filtramos nosso pensamento antes de transforma-lo em fala (ou em escrita). Do tipo: “será que eu devo falar isso?”
Com uma singeleza ímpar, João Gabriel conseguiu me trazer muitas sensações durante essa leitura. A emoção transbordou em algumas poesias, em outras foi o desamparo de nos encontrarmos em uma sociedade tão focada em bens materiais...
As ilustrações de Bia Pessoa são cruas e simples. E também contribuem para compreensão da mensagem que o autor quis passar.
Adorei a leitura e recomendo a quem curte poesias, sobretudo às pessoas sensíveis, que gostam de se entregar à leitura.
E você, curte ler poesias? Tem livro de poesia de algum autor nacional para me indicar? Deixe nos comentários!
#pracegover A capa do livro tem tom neutro, nome do autor e título acima e quadro com desenho de um elefante abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário