6 de julho de 2021

[Resenha da Karla] O último adeus

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Cynthia Hand 
Editora: DarkSide Books
Ano: 2016
Páginas: 352


Sinopse: “Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio.” – Tyler
A autora de fantasia que está encantando leitores com a força de sua escrita lança seu primeiro romance contemporâneo – uma trama comovente e impactante situada nos dias de hoje. Depois de sucessos internacionais como a saga Sobrenatural, Cynthia Hand demonstra todo o seu talento numa história sobre perda, culpa e superação. O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes. Cynthia Hand divide seu tempo entre o sul da Califórnia, onde vive com o marido e o filho, e o sudeste de Idaho, perto das Montanhas Teton. Escritora best-seller do New York Times, Hand dá aulas de escrita criativa na Universidade de Pepperdine. Na mesma linha de Os 13 Porquês (Jay Asher) e Se eu Ficar (Gayle Forman), O Último Adeus é o seu primeiro romance contemporâneo. “Um romance emocionalmente complexo e poderoso que permanece com os leitores muito tempo após fecharmos o livro. Brilhante e ao mesmo tempo de estilhaçar de dor, com vida e esperança.”


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje a resenha é de mais um livro escolhido por vocês no projeto #12livrospara2021 em conjunto com a Claudia do MãeLiteratura e a  Hanna do Mundinho da Hanna.

#PRACEGOVER: Imagem com inscrições: "12 livros para 2021, Mãeliteratura, Mundinho da Hanna, Pacote Literário"


No mês de junho, li O último adeus e trago a resenha para vocês, pois em 12/06 (a data em que normalmente postamos esse desafio), minha filha se encontrava doente. 

Agora estamos todos bem e, mesmo com um pequeno atraso, seguem as minhas impressões sobre o livro!

O livro vem nos contar sobre Lex, uma jovem de 18 anos que acabou de sofrer uma grande perda: seu irmão caçula cometeu suicídio!

Ao tentar continuar sua vida, Lex enfrenta inúmeras dificuldades, tem que dar conta do próprio luto, do de sua mãe e, ainda, com várias coisas que acontecem em sua vida.

Para ajuda-la nesta fase, o terapeuta de Lex sugere que ela escreva um diário e é justamente através dele que o leitor tem contato com toda a história.

É um livro com muitos temas pesados, como luto e suicídio! Temos que lembrar que se trata de personagens jovens, por isso foi ainda mais dolorido ler algumas das cenas.

Achei bem envolvente a leitura, pois Lex narra alguns detalhes de seu convívio familiar, de como lidou e tenta lidar com diversos problemas que ocorrem, cujas decisões nem sempre estão em suas mãos.

É muito interessante como esses dramas familiares são colocados e eu, que já gosto do estilo, curti bastante!


#PRACEGOVER Fundo de folhas, livro à frente.



Amo quando ocorre a citação de livros no meio da história e nesse, percebi pelo menos duas: A de O sol é para todos (que amo!) e de A metamorfose, cuja leitura ainda não fiz.

Outro ponto interessante é que a expressão que dá título ao livro aparece em um momento e faz todo sentido.

Na nota da autora, compreendemos melhor alguns detalhes do processo de escrita e eu fico muito grata quando os autores trazem isso para o leitor, creio que saber desse trâmite engrandece ainda mais a leitura!

E vocês, já leram ou querem ler essa história?

Passem nos IG´s das queridas Hanna, do Mundinho da Hanna e Claudia, do Mãeliteratura para ver suas indicações!

#pracegover O livro tem capa amarela, nome da autora e título centralizados.

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Um comentário:

  1. Oi Karlinha, realmente esse livro é a sua cara, rsrs.
    Eu acho esse tema bastante pesado e não sei se saberia lidar com o desfecho desse livro.Mas que bom que a leitura te agradou e que sua filhinha está bem de saúde agora. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.