7 de junho de 2020

[Resenha da Karla] Alice no país da mentira

#PRACEGOVER: Capa do livro
ALICE NO PAÍS DA MENTIRA

Autor (a): Pedro Bandeira
Editora: Ática
Ano: 2005
Páginas: 88
Minha classificação: 4/5 

Sinopse: Alice entrou no sótão da casa da avó, sentou-se e olhou para o espelho. Começava ali uma aventura e tanto, que a levaria para o País da Mentira, para o País da Verdade - e para descobertas importantíssimas na vida de toda criança. Aprender a escolher, por exemplo. E a assumir a responsabilidade pelas escolhas. Um livro delicioso, que estimula a criatividade, a imaginação e a reflexão.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho trazer a resenha de uma leitura bem diferente. Se trata de Alice no país da mentira, livro infanto-juvenil da Coleção Vaga Lume Júnior, de autoria de Pedro Bandeira, publicado pela Editora Ática.

Foi bem gostoso retomar esse tipo de leitura em minha vida, pois me trouxe bastante nostalgia dos tempos em que lia essas obras para as provas de Literatura na escola.

Por isso, já coloquei outros livros do mesmo estilo em minha lista de leituras e, em breve, trarei as resenhas para vocês.

O livro nos traz a menina Alice, que passeia pelos países da mentira e da verdade. No primeiro, encontra muita coisa feia, ruim, péssima, mentiras de todo tipo, como a fraude, a falsidade, etc... 

Mas encontra também as mentiras consideradas boas, inocentes e até confundidas com a imaginação, como as fábulas.

No segundo passeio, para o país da verdade, Alice encontra verdades incontestáveis, mas outras não tão fortes assim e ela percebe que também existem verdades que não são tão boas.

Em cada um deles, Alice percebe o que há de pior e o que há de melhor. E acreditem: há péssimas verdades e mentiras ingênuas também!

O livro se desenvolve de maneira fácil e divertida. A linguagem do autor dispensa comentários, de tão fluida e interessante.

O suspense é marcante na obra, de forma que fiquei sempre muito curiosa para o que aconteceria a seguir.

O livro traz muitos pontos importantes para serem refletidos em casa ou em salas de aula, como os boatos, que são as mentiras repetidas tantas vezes que se tornam verdades para algumas pessoas que escolhem assim.

#PRACEGOVER: Fundo de toco de madeira, o livro à esquerda. À direita, uma bonequinha, uma caixinha e uma coruja em cima, todas em tons de rosa.


Outro ponto que achei interessante foi que a leitura ensina às crianças coisas muito importantes como os conceitos de fraude, corrupção e dúvida, por exemplo, de uma forma bastante lúdica.

A principal lição que tirei do livro é que, independente de um assunto ter o condão da verdade ou da mentira, a escolha é sempre sua! 

As ilustrações de Roko são lindas e me fizeram viajar junto da Alice. A edição é bem bonita, bem típica de livro para essa faixa etária, tem páginas brancas e fontes confortáveis à leitura.

A leitura é rápida e fácil, mas importante e, assim, recomendo a crianças e adolescentes, pais e professores, indistintamente.

E vocês, curtem esse tipo de história? Querem resgatar comigo outras leituras infanto-juvenis? Me indiquem nos comentários!


#PRACEGOVER: A capa do livro tem o nome do autor e o título acima. Abaixo, em fundo azulado, a menina Alice, um grande espelho, uma luminária, um livro e uma chave.




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"



7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Eu amava a coleção VagaLume e adorei rever um destes livros aqui, Karlinha!!
    Eu gostaria de reler, mas não guardei estes livros. Viajei aqui com você, de volta ao passado
    Adorei a dica e o post!
    Vou esperar por outras releituras :)
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. O lugar onde se passa a maior parte do conto ?

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosaaa sua análise sobre a obra do nosso magnifico paulista Pedro Bandeira - parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Tem 112 páginas no meu livro

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.