29 de janeiro de 2021

[Resenha da Karla] Espiral

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Luciana Chardelli
Editora: 7 Letras
Ano: 2020
Páginas: 128

Sinopse: O menino onda que passa alguns dias em companhia do avô e volta diferente. “As estrelas sumiram entre nuvens pesadas, o quarto encheu-se de escuridão, e o Menino, por fim, choveu”.
A mulher que se relaciona com Ninguém através de cartas. “Querido Ninguém, avise-me de algum modo que você tem recebido minhas cartas. Mando-lhe cartas, porque num dia qualquer de um mês qualquer de um ano inesquecível, prometi escrever-lhe.”
Uma concha em forma de caracol onde moram as lembranças de um caso de amor tumultuado e triste. “Eram noites apaixonadas e divertidas. Tempos depois Marion me matou um pouco”.
As narrativas de “Espiral – Contos e vertigens”, segundo livro de Luciana Chardelli, falam de relações afetivas, mais perdas que ganhos, violência (em alguns casos), sem abrir mão da poesia e de um certo ‘desconcerto’ em relação ao mundo. “Hoje, a sensação que tenho é de que sou um armário de adolescente. Há uma intensa bagunça em mim”.
Como boa escritora, e como escrever é tarefa árdua, a autora levou dez anos burilando os textos, aperfeiçoando-os, deixando-os maturar. O resultado são histórias belas e sensíveis, com um toque de humor, que refletem com sutileza sua personalidade.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Existem livros que mexem com a gente de forma tão profunda, que ficamos sem saber por onde começar a escrever sobre eles.

Foi o que me aconteceu com Espiral – contos e vertigens, da autora Luciana Chardelli que recebi em parceria com a Oasys Cultural.

Dividido em 8 contos, as histórias sempre têm em comum o elemento “espiral” e ele está presente de diversas formas, como vou explicar.

Em uma história, a rotina da personagem é uma espiral, com dias, noites e semanas que parecem se repetir da mesma forma, sem que novas expectativas sejam criadas em seu coração.

Em outro conto, a história vivida pelo pai, que lhe deixou obviamente muitos traumas se repete com seu filho e SOCORRO! O leitor só descobre o ocorrido ao final do conto!

Já em outro, o elemento espiral aparece tanto na forma de escrita, que se repete como se fossem novos começos da personagem; como fisicamente, através de uma concha no formato de caracol.

#PRACEGOVER Toco de madeira, concha no formato de espiral e livro ao lado.



São histórias extremamente bem pensadas e que me trouxeram inúmeras reflexões. O que se espera da vida? Quão longe nossas expectativas estão da realidade? E, ainda, quanto podemos contribuir efetivamente para que não sejamos meros espectadores de nossa própria jornada?

A escrita da autora é extremamente fluida, em qualquer das formas que ela utiliza para escrever esse livro. Seja nos relatos em forma de diário, nas cartas, nos pedaços dos contos que parecem se repetir, ela conseguiu me deixar com muita vontade de saber o final!

Creio que seja impossível não ressaltar a grandeza do conto “Menino onda”, onde a princípio teci mil julgamentos silenciosos ao pai e, ao final, percebi como ele estava certo. Me emocionei pela situação e pela culpa por ter pensado tão mal dele! Um conto triste mas necessário, pois é assim que somos levados a confiar em quem não devemos!

As histórias de Luciana são plenas, cheias de vida real. Recomendo muito!

Edição linda da Editora 7 Letras que logo admirei pela capa. Tem páginas amareladas e fonte confortável à leitura.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo marrom, com ilustrações de espirais diversos. Nome da autora e título ao centro.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Um comentário:

  1. Oi Karla, tudo bem?
    Não gosto muito de contos, mas as vezes leio.
    Sei bem como é a sensação de ficar inebriada com o livro que parece que as palavras não são suficientes pra expressar o que sentimos com a obra. Mas você conseguiu passar o que achou com maestria.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.