25 de janeiro de 2021

[Resenha da Helô] O processo

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autor: Franz Kafka
Editora: Companhia de Bolso
Ano: 2005
Páginas: 272

Sinopse: O Processo (1925), publicado postumamente, conta a história do bancário Joseph K., que, por razões que nunca chega a descobrir, é preso, julgado e condenado por um misterioso tribunal. Nesse romance, a ambiguidade onírica do peculiar universo kafkiano e as situações do absurdo existencial chegam a limites suspeitados. A Ação desenvolve-se num clima de sonhos e pesadelos misturados a fotos corriqueiros, que compõem uma trama em que a irrealidade beira a loucura.






Olá leitores!!!

Seguindo a linha de livros e autores que eu li/conheci por causa de viagens, hoje vim falar de um país que eu adoro: República Tcheca.

Quando eu comecei a viajar pela Europa, República Tcheca na minha cabeça, era o mais próximo que eu chegaria do Leste Europeu (que mais tarde descobri que é Centro e não Leste). O país é encantador, e Praga é uma das minhas cidades preferidas do mundo.

Impossível falar de República Tcheca e não lembrar de seu filho mais ilustre: Franz Kafka! O primeiro livro que li do autor foi Metamorfose, mas hoje vim falar de outro: O processo.

O livro foi escrito em 1915, numa realidade bem diferente da encontrada em 2021. Mas será que tão diferente assim?

#PRACEGOVER: Fundo claro, o celular com a capa do livro, uma miniatura de advogado e uma carteira de identidade de advogado.



A história é: o sujeito acorda e é julgado e condenado num processo sem o menor sentido de existir, num vai e vem do Judiciário em busca de que? De justiça? Não! Em busca da condenação, pura e simples.

O processo pode ser encaixado no cotidiano atual, onde as minorias são condenadas antes mesmo do julgamento, não importando se são de fato culpadas. Enquanto isso, a elite é absolvida de imediato, não importando se são de fato inocentes.

Será que qualquer semelhança é mera coincidência? Vale a reflexão!

E vocês, curtem livros que provoquem essa reflexão?

Até a próxima!

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo azulado, com o desenho de uma pilha de folhas de papel. Acima, nome do autor e título.


#PRACEGOVER: Logo do Pacote Literário
Inscrição: "Matéria de Helô - Postado por Karla Samira"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.