14 de outubro de 2020

[Resenha da Karla] Nos olhos de Sara

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Cleu Nacif
Editora: Independente
Ano: 2020
Páginas: 168
Minha classificação: 4/5

Sinopse: Dois caminhos opostos se cruzam porventura do destino, ou do acaso.
Uma jovem revisora que trabalha em uma revista de culinária e um andarilho faminto. Ela usava um sobretudo cor de rosa e ele era todo da cor do asfalto. Até um dia em que seus olhos se encontraram.
Olhos de medo, apreensão, de socorro.
Sara levava uma vida estável, tinha um trabalho que não lhe agradava, mas que também não detestava, o que já era uma vitória e, nas horas vagas, passava o tempo com sua melhor amiga da época da escola. Um dia, voltando tarde para casa, ela avistou um vulto entre as sombras da rua que não saberia dizer se era real ou fruto de sua imaginação.
Uma situação inesperada irá uni-la a esse vulto. Completos desconhecidos, amedrontados um com o outro. Não será apenas a vida deles que mudará após esse encontro.



Olá, leitores! Hoje é dia de resenha do livro Nos olhos de Sara, da autora Cleu Nacif, lido em parceria com a LC Agência de Comunicação, em uma leitura coletiva conforme postei aqui.

O livro vem nos contar a história de Sara, que trabalha em uma revista cujo assunto principal é culinária. Ela revisa os textos e também tem uma paixão meio escondida pela gastronomia.

Sua rotina de trabalho é exaustiva; sua chefe, detestável e, assim, quase todas as noites ela sai para descontrair a cabeça e tomar algo com sua melhor amiga.

Certo dia, ao voltar para casa após um desses "happy hour", Sara observa o vulto de uma pessoa na rua e, dias depois, uma situação inesperada a faz ter contato com a pessoa que ela julgava ser aquele vulto.

A pessoa em questão mora na rua e, naquele dia, a ajuda a trocar o pneu do carro. Em retribuição, pede que Sara lhe ajude a socorrer seu cão que foi atropelado. Dona de um coração enorme, Sara entra de cabeça em uma envolvente história, que me encantou e me fez suspirar várias vezes.

O livro traz um exemplo de crush literário por quem é impossível não se apaixonar. Torci desde o início para que algo rolasse entre os dois, pois estava nítida a química que havia entre eles.

Como nem tudo são flores, a história tem também um daqueles caras de quem se deve tomar distância. Durante a leitura, até tentei "avisar" Sara, mas ela se envolveu logo com quem não devia e sofreu graves consequências.

#PRACEGOVER: Karla sorri e segura na mão o dispositivo Kindle com a capa do livro

O livro se desenvolve entre a rotina de trabalho de Sara, sua relação com os demais moradores do seu prédio e com sua melhor amiga, que é super desajeitada e coloca a todos em situações constrangedoras.

O enredo traz dramas familiares, diversos problemas mal resolvidos e situações de abuso e violência, tema que a autora soube tratar com leveza e precisão. Amante de livros bem humorados, eu não poderia deixar de citar que a história também tem seus pontos engraçados.

Alô, leitores de Belo Horizonte: a história se passa aqui em nossa cidade! E para mim, isso foi uma grande alegria, pois é muito interessante quando o autor sabe valorizar os detalhes que enriquecem a história lida pelos moradores da cidade onde a história se passa.

Essa leitura me trouxe grandes reflexões pois, muitas vezes, sequer observamos as pessoas paradas ali na rua, que ali residem, totalmente à margem da sociedade. Nunca paramos para pensar em suas histórias e no que são obrigadas a fazer para tentar sobreviver. E, claro, tudo o que passaram antes para agora estarem morando ali.

Outro ponto para pensar foi a questão da adoção. Fiquei esperançosa em alguns pontos da história, vivi toda a expectativa junto dos personagens e me emocionei no final, quando a autora desenhou um final feliz e bastante forte, embora distante do que eu pensava.

Para fechar com chave de ouro, a autora traz, ainda, animaizinhos fofos para o livro, por quem fiquei bem encantada também. O único spoiller que vou dar é contar para vocês, com toda a alegria, que nenhum bichinho morre neste livro! Ponto para a autora!

Uma leitura leve a agradável, que me fez sorrir e me emocionar, que me aqueceu o coração e que recomendo muito.

E você, curte livros que retratam esse tema? Leu alguma autora nacional esse mês? Me conte nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa tem o fundo preto, nome da autora e título. Abaixo, um pequeno recorte e desenhos de olhos e, mais abaixo, o desenho da silhueta de uma pessoa.
 


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.