16 de outubro de 2020

[Resenha da Karla] O Irmão Alemão


#PRACEGOVER: Capa do livro

Autor: Chico Buarque
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2014
Páginas: 240
Minha classificação: 5/5

Sinopse: A narrativa se estrutura numa constante tensão entre o que de fato aconteceu, o que poderia ter sido e a mais pura imaginação. Na São Paulo dos anos 1960, o adolescente Francisco de Hollander, ou Ciccio, encontra uma carta em alemão dentro de um volume na vasta biblioteca paterna, a segunda maior da cidade. Em meio a porres, roubos recreativos de carros e jornadas nem sempre lícitas a livros empoeirados, surgem pistas que detonam uma missão de vida inteira. Ao tentar traçar o destino de seu irmão alemão, parece também estar em jogo para o narrador ganhar o respeito do pai, que, apesar dos arroubos intelectuais de Ciccio, tem mais afinidade com Domingos, ou Mimmo, seu outro filho, galanteador contumaz, leitor da Playboy e da Luluzinha, e sempre a par das novas sobre Brigitte Bardot. A despeito das tentativas de mediação da mãe, Assunta - italiana doce e enérgica, justa e com todos compreensiva -, a relação dos irmãos é quase feita só de silêncio, competição e ressentimento.
Num decurso temporal que chega à Berlim dos dias presentes, e que tem no horror da ditadura militar brasileira e nos ecos do Holocausto seus centros de força, O irmão alemão conduz o leitor por caminhos vertiginosos através dessa busca pela verdade e pelos afetos.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje trago a resenha de O Irmão Alemão, de Chico Buarque e publicado pela Editora Companhia das Letras.

Ganhei esse livro de aniversário em 2019, de uma amiga querida e resolvi ler para um desafio no mês de setembro.

Ainda não tinha lido nada do autor, fora uma tentativa perdida de ler "Estorvo".

Confesso que fiquei receosa quanto à escrita de Chico pois, embora curta algumas de suas músicas, acho o livro algo mais complexo quanto à dificuldade de ser conquistada pela história.

E agora afirmo para vocês que ele não me decepcionou em nada.

Chico morava em uma casa com seus pais e um irmão. Ali, conhecemos todo o seu universo, sua relação com cada pessoa da família, suas peripécias na escola e os detalhes de sua vida.

Devo mencionar à parte os hábitos de leitura de seu pai, pois fiquei encantada imaginando uma casa abarrotada de estantes de livros que chegavam para ele a todo momento, bem como as visitas e encontros com personagens históricos ilustres da literatura mundial.

Chico era outro aficionado por livros e nos conta um pouco dos livros que lia enquanto se passava a história.

Até que descobre uma carta no meio de um dos livros do seu pai. Ao ler a referida carta, descobre que tem um irmão nascido na Alemanha e fica absolutamente tocado com essa descoberta.

Daí para a frente, o livro narra toda uma busca por informações do paradeiro de seu irmão alemão, algo que não será tão fácil, pois não pode sequer tocar no assunto com os pais, por vários motivos.

O livro tem um desenvolvimento gostoso e muito rápido, levando a um final condizente com toda a história.

#PRACEGOVER: Fundo de livros e páginas amareladas, um pequeno toco de madeira com um colar e, à direita, o livro.



Chico narra tudo em primeira pessoa e essa técnica utilizada por ele me deixou muito próxima da história, a ponto de querer, junto dele, encontrar esse irmão alemão.

Um recurso de que ele se utiliza bastante no livro é o humor. Seja em frases bem humoradas, situações vexatórias ou, principalmente, lançando mão de muita ironia, o autor me fez dar gargalhadas em vários trechos da história! Há muito tempo não ria tanto com um livro!

"Com taquicardia, respiro fundo, olho ao redor, só não me lembro mais por que eu queria tanto atravessar a rua. Este lado é como um espelho do outro, com os mesmos pedestres aflitos para atravessar de volta (...)"

É claro que ele tem suas partes tristes e pesadas, algumas bastante polêmicas, mas vale a leitura de cada uma das linhas.

Para quem tem curiosidade sobre a verdadeira história, o livro mistura realidade e ficção sobre um irmão que Chico Buarque só descobriu quando adulto e, após a história escrita especialmente para o livro, há uma parte onde ele explica um pouco do que ocorreu de fato.

Uma viagem no tempo à época da ditadura, um passeio por autores muito famosos, uma dose grande de ironia e diversas possibilidades na cabeça: esse foi O Irmão Alemão, de Chico Buarque!

Leitura bastante rápida que amei e recomendo!

E você, já leu algo do Chico Buarque ou tem curiosidade? Me conte nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo vermelho, com título e nome do autor centralizados em letras grandes.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.