13 de outubro de 2020

[Resenha da Karla] Cartas de Isabella

 



#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Isabella Fernandez Ibargoyen
Editora: Inverso
Ano: 2017
Páginas: 160
Minha classificação: 5/5

Sinopse: De um simples bilhetinho, surgia uma promessa. Um simples rabiscado de letras e palavras que parece fazer todo o sentido nestes dias. Uma história de amor tem dessas coisas. Dessa troca de afeto, desses beijos que nos fazem viajar, desses abraços que nos confortam de tudo, dessa conquista diária. Uma história de amor pode acabar por uma série de motivos. Seria a morte física um deles? As Cartas de Isabella nos sugerem respostas através de seus desabafos, de suas conversas, que ultrapassam a vida terrena e um julgamento alheio a sentimentos. O conteúdo é um exemplo de superação de uma perda. É a retomada, o renascimento, a compreensão e o prosseguimento. É amor na sua mais pura e verdadeira essência. É a história de um amor sem fim.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje é dia de resenha de Cartas de Isabella, recebido em parceria com a Editora Inverso. Que livro, gente, que livro!!!

Ao ver a capa e o nome do livro, fiquei curiosa porque amo livros de cartas. A sinopse também não menciona esse fato que certamente aguçaria muito a minha vontade de ler e conhecer essa história. Então, vamos a ela...

29 de novembro de 2016: um dia trágico para o futebol mundial. Aquele dia em que caiu o avião que levava a equipe do Chapecoense para a Colômbia, para um jogo decisivo.

Como eu amo futebol, me lembro de acompanhar tudo na época, com aquela tristeza no coração típica de quem está de luto por um ente querido. Eu estava em luto não apenas pelo futebol, mas para fazer companhia a tanta gente que perdeu parentes, amigos e amores.

Foi o caso de Isabella, a autora desse livro.

A sensibilidade sai pelos poros nessas cartas maravilhosas, profundas e doloridas que Isabella escreve a seu companheiro, Gio, que trabalhava na área jornalística do time.

Nas cartas, a imensidão do amor me emocionou, mas ainda me senti presenteada com detalhes do relacionamento dos dois, onde o carinho, o respeito e a cumplicidade imperam.

O amor de Gio por futebol e churrasco transparece em cada página de sua vida. Seja na sua coleção de camisas de times ou na escolha de uma moradia levando em conta a eficiência da churrasqueira, a marca que ele deixou em Isabella foi de extrema alegria quando eram esses os assuntos.

E, como a vida é uma caixinha de surpresas, algumas delas bem doloridas, foi na viagem para fazer o que mais ama que Gio deixou de dar notícias, de repente. Então, Isabella recebeu aquela ligação para lhe dar a notícia que jamais queria ouvir.

Então, Isabella sentiu que precisava falar com ele e encontrou na escrita uma forma de ser ouvida. Ao publicar as primeiras cartas na internet, percebeu que a dela não era a única voz. Na realidade, ela falava por todos: parentes e amigos dos que se foram e, muito mais, pelo "mundo da bola", que perdeu ali muita gente talentosa de uma vez só!

#PRACEGOVER: Fundo com páginas antigas, livro, cãozinho de biscuit, celular quebrado, caneta e papel de carta



A escrita de Isabella é extremamente fluida, recheada de detalhes que a tornam muito gostosa, sincera e emocionante. Isabella também tem outras paixões que deram ao livro um tom bem diferente: sua "filhinha" de 4 patas e sua profissão.

Isabella também é jornalista e trabalhava com Gio. Além do amor, perdeu seu parceiro de trabalho. Mas entendi que algo que a ajudou a suportar a ausência dele foi o amor (de ambos) pelo jornalismo.

Se engana quem acha que é um livro triste. É claro que não tem como falar do luto apenas com felicidade. Mas Isabella deixou desabrochar muitos sentimentos além da melancolia pela perda de seu amor.

Foi uma leitura extremamente especial! Sorri e chorei, me identifiquei bastante com ela em muitos trechos. Livro emocionante, cheio de vida.

Confesso que jamais poderia imaginar que essa leitura mexeria tanto comigo, mas afirmo que aqueceu o meu coração!

Recomendo a todos, especialmente a quem tem um amor e a quem ama futebol!

E vocês, já leram algum livro que retrate o luto? Curtem livros de cartas? Me contem nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo neutro, o título, as fotos de 9 pequenos envelopes e o nome da autora.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Um comentário:

  1. Karlinha, fiquei doida para ler este livro também!
    Deve ser emocionante e pela sua resenha, muito especial
    Já está na minha lista de desejados
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.