7 de julho de 2020

[Resenha da Karla] Sonet Ilustra


#PRACEGOVER: Capa do livro
SONET ILUSTRA

Autor: Eduardo Maciel
Editora: Autografia
Ano: 2020
Páginas: 206
Minha classificação: 4/5 

Sinopse: Nesta terceira temporada da série literária que busca trazer os sonetos para a cena da literatura poética contemporânea, seguimos o plano de, a cada livro, fazer com que os sonetos interajam com uma outra linguagem da arte. No SonetILUSTRA, o leitor vai descobrir o encontro mágico entre sonetos e desenhos. O convite, para esse volume, é perceber como um tipo poético eivado de regras de composição, com métrica e rima rigidamente definidos, pode se aliar a uma página em branco, onde contraditoriamente a liberdade de criação é total e irrestrita. Neste livro o autor também inaugura um tipo de soneto de sua autoria, o “soneto carioca”, cujo esquema de rima é influenciado pela sonoridade da Bossa Nova. Da leitura dos sonetos nasce um desenho, como fruto de interpretação dos versos. E através dos desenhos, os poemas convergem para esse ambiente fluido da arte visual. Alquimia literária? Temos.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Recebi o convite do autor Eduardo Maciel para a leitura de seu livro, Sonet Ilustra e já fiquei curiosa por esse título.

O nome do livro remete a desenho e fiquei pensando o que um livro de poesias poderia trazer de ilustrações, o que uma coisa teria a ver com a outra.

E confesso que o livro me surpreendeu. O ilustrador Robson Sark, baseado em cada poema, deixou correr o lápis em uma folha em branco e fez um desenho. As ilustrações são tão fiéis aos poemas que achei que quem as havia feito tinha sido o próprio Eduardo.

A minha “brincadeira” durante a leitura foi ver os desenhos e, antes de ler os títulos de cada poema, tentar adivinhar de qual assunto falava o poema. Isso trouxe diversão à leitura!

Os poemas tratam de assuntos corriqueiros do dia-a-dia. E aqui eu faço uma pausa para parabenizar o autor por escrever tão bem sobre coisas tão simples e rotineiras.

Será o que apenas o gato tem 7 vidas ou todos nós, humanos, também as temos? Eduardo escreve também sobre o café com pão, as prisões (e a liberdade) nas escolhas que fazemos. E o natal, é um dia especial para você? Papai Noel usando gorro em pleno verão brasileiro faz sentido?

#PRACEGOVER: Fundo de madeira, 3 canetas na cor laranja, celular com a capa do
livro e a inscrição "arte".



E Eduardo não para por aí. Me identifiquei muito com as reflexões dele sobre falsos amigos, sobre a demagogia da sociedade atual em que muita gente se sente melhor que os outros por ter melhores condições financeiras. Amor, comida e medo de avião, querem assuntos mais “normais”?

Pois Eduardo enquadrou tudo isso em métricas bonitas e perfeitas, com sonoridade e rimas interessantes e gostosas de se ler.

Um ponto que achei bem legal é que, a cada poema, ele informa o nome de cada soneto e explica sua formação e estrutura. Assim eu pude entender, literalmente, qual parte deveria rimar com qual e, a partir do momento em que eu compreendia a forma pensada pelo autor para escrever, a leitura se tornou ainda mais interessante.

O autor ainda nos apresenta sua criação: o soneto carioca, com rimas, formação e estrutura próprias. Achei fantástico!

A meu ver, a arte propicia tantas coisas que é impossível elencar. E foi uma delícia ter contato com tanta criatividade em duas formas de arte: a escrita e a ilustração.

Juntar as duas coisas foi uma ótima ideia do autor, que me surpreendeu muito com esse livro.

Recomendo a quem curte poesia e, claro, a quem curte desenho também!

E vocês, já leram um bom livro de poesia? Me indiquem nos comentários. 

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo em cor laranja, com o nome do autor e o título.



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"



Um comentário:

  1. Muito obrigado pela crítica literária extensiva e completa. E mais ainda por te gostado do livro e ter topado "brincar" com a interlocução entre as artes. Sensação aqui de missão cumprida! 🙏🏻🤗

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.