3 de julho de 2019

Olhar cotidiano: É tempo de novas experiências

Olá, leitores queridos! Hoje a nossa querida Isadora vai trazer importantes considerações sobre seu acesso à leitura, além de fazer uma indicação maravilhosa! Venha conhecer um pouco de seu olhar cotidiano!


#pracegover: desenho de um olho humano sendo apoiado por uma mão, com a escrita OLHAR COTIDIANO


É tempo de novas experiências

A leitura traz muito isso né? Ler é estar em mundos diferentes, mergulhar no desconhecido e compartilhar de vidas que nem são nossas.

Eu não lia muito quando era pequena. Não possuía computador com leitor de tela e fazia uso de uma lupa eletrônica ligada a um televisor que mostrava as letras ampliadas. Passei a ter muita vontade de ler quando tive mais acesso à tecnologia pois o grande esforço que eu fazia com os olhos tirava um pouco da graça de pegar nos livros.
Durante a infância conheci muitas histórias que me marcaram bastante. Na escola onde estudei, as professoras contavam clássicos aos alunos todos os dias. Desenvolvi muito a minha imaginação e criatividade pois ao receber o que ouvia, criava na cabeça as imagens, as risadas e vozes dos personagens.

Hoje, quando escuto os livros pelo celular ou pelo computador, é uma voz mecânica que lê. É um pouco difícil dar forma ao que ouço  pois querendo ou não, quando um ser humano nos conta uma história, acaba dando um pouco de si para os personagens.

Eu conheço uma menina que quebrou um pouco dessa forma mecânica de leitura ao lançar um livro que foge do padrão. O nome dela é Thalia Macedo. O livro é infanto-juvenil e conta com a participação de alguns deficientes visuais. Cada um empresta sua voz a um personagem e os capítulos são  postados no Youtube.


#pracegover: foto da autora Thalia Macedo, cabelos avermelhados em tamanho médio, fone de ouvido pendurado em uma das orelhas, fundo composto por parede azul

A Thalia começou a escrever histórias aos 13 anos e me contou que nunca teve muita paciência de ficar ouvindo sempre a mesma voz do computador. Segundo ela, leituras mecânicas acabam sendo secas e sem emoção. Ela quis fazer diferente. A história é quase uma novela com efeitos especiais e músicas. Além disso, me disse que o livro acaba abrangendo o público analfabeto que conhece as histórias apenas ouvindo.

Conheça: Betrayal - Traição

“A verdadeira amizade é algo eterno, inquebrável e indestrutível, certo? Isso é o que Megan Stiph, uma adolescente de dezessete anos pensa. O que Megan ainda não sabe, no entanto, é que nem todos os seus amigos são honestos, e, acima de tudo, amigos verdadeiros.”

Para quem quiser ficar por dentro dessa história, é só se inscrever no canal “Thalia Macedo” no YouTube clicando aqui.

Um abraço e até a próxima.







5 comentários:

  1. Parabéns para todas as autoras: Livro, Olhar Cotidiano e Pacote Literário!

    ResponderExcluir
  2. Ler é muito importante mesmo!
    ajuda muito a desenvolver a criatividade, imaginação, conhecer lugares diferentes e conhecer culturas distintas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! A Isa é realmente um talento! Desejo a ela cada vez mais e mais sucesso! E concordo, Mateus, a leitura realmente nos transporta para tantos lugares! É uma delícia essa viagem!

      Excluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.