12 de abril de 2022

[Resenha] Ciça e Luna

   



#pracegover Foto do livro com a Blanka, a capa traz título e nome da autora acima.
Abaixo, o desenho de um caminho, uma moça e uma cachorrinha de costas.



Sinopse: Ciça e Luna eram grandes amigas. Juntas desde pequenas, as duas viveram anos de uma intensa e bonita amizade.  
Mas chega a hora de dizer adeus. 
Com cuidado e sensibilidade, Ciça e Luna é uma história sobre perda e luto, mas, acima de tudo, sobre os laços de amizade e companheirismo que desenvolvemos com nossos animais de estimação. 
Um livro sobre as doces lembranças que levamos conosco para todo o sempre. 




Oi pessoal!


Hoje quero lhes falar sobre Ciça e Luna, essa lindeza recebida em parceria com a Editora InVerso, que amei ter lido!

Ciça adotou Luna, uma cadelinha ainda pequena, que parecia estar abandonada.

O amor as arrebatou de vez e se tornaram melhores amigas. Ambas crescem e se desenvolvem. Sempre juntas na rotina, brincam e cuidam uma da outra.

Então, Ciça percebe que Luna não está bem, sua grande amiga está mais fraquinha, pois chegou a uma idade bem avançada.

Luna, sua cachorrinha amada, não resistiu e, então, Ciça chora, se entristece e busca retomar a vida após um golpe tão duro da vida.

Quem nunca passou pela morte de um animalzinho de estimação, não é mesmo? É uma dor tremenda, parece que nos tiram um pedacinho de nós.

Quando nossos amiguinhos partem, sentimos falta do amor incondicional que só eles podem nos oferecer. E através de Ciça, a autora demonstra bem todo o ciclo a ser percorrido para vivência do luto.

Considero esse livro de extrema importância, por diversos motivos. O principal deles é a dificuldade que temos em lidar com a morte, com o luto e, assim, necessariamente, ensinamos às crianças a reagirem dessa forma também.

Esse tipo de leitura, ao ser trabalhada com a criança, de alguma maneira se torna o primeiro contato dela com a possibilidade da perda, o que é extremamente válido pois, por mais que entendamos que é inevitável, ainda não percebemos a morte como algo tão natural, não é mesmo?

A edição é bilíngue (português e inglês) e está linda, os desenhos me lembraram a minha cachorra (e, por isso, a fiz de modelo nesse post). 

Amei a leitura e super recomendo!

E você, já leu algum livro que ajuda a trabalhar o luto? Me conta aqui embaixo.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Um comentário:

  1. Caramba, é uma história bem forte, considerando ser um livro infantil, né? Mas é uma leitura importante, mesmo assim. Eu já passei por isso algumas vezes, conforme minha matilha foi diminuindo (idade avançada também)... =/ Amei que a edição é bilíngue, então ensina duas vezes as crianças, tanto o assunto em geral, quanto o outro idioma.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.