17 de março de 2021

[Resenha da Karla] Com a corda no pescoço

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autor: André Nigri
Editora: Reformatório
Ano: 2020
Páginas: 128

Sinopse: Por que sorrimos se estamos tristes? Por que fazemos escolhas que sabemos não serem as melhores? Por que parecemos aquilo que não somos? O poeta alemão Heinrich Heine cunhou um termo chamado maskenfreiheit - intraduzível em português, mas que significa a liberdade conferida pela máscara. O narrador das quatro histórias desse livro é um eu disfarçado à escuta. Quem fala são as mulheres, enquanto as poucas intervenções masculinas não passam de ruminações de perplexidade diante do fascínio exercido por elas.
Helena é casada com um homem obcecado pelo herói e mártir traído da liberdade nacional. Sua vida conjugal é entediante até ela começar a sair com o colega Antônio Vilela. Denise é professora de balé e carrega as dores de um passado quase glorioso onde se envolveu com o filho do mais conhecido líder comunista do país quando integrava o corpo de baile de um famoso balé russo. Mariana é uma jornalista às voltas com o assédio do chefe e dois casamentos fracassados, enquanto Maria deixa seu marido em casa para se jogar numa aventura imprevisível à beira-mar com um homem que ela mal conhece. Em comum todas elas estão presas em armadilhas emocionais e confusões amorosas, procurando lidar com as contradições de seus desejos.
Com fino senso de humor e diálogos ágeis, André Nigri costura essas ficções cujos enredos são tão imprevisíveis quanto a falta de sentido da vida. Nada é inteiramente nomeado, como se o autor convidasse o leitor para ajudá-lo a decifrar os segredos por trás das intrincadas relações que propõem jogos amorosos onde as peças sobre o tabuleiro são volúveis e sorrateiras. À menor desatenção, uma delas pode escapar.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho falar desse livro recebido em parceria com a Oasys Cultural, a quem já agradeço pelo cuidado e oportunidade.

Com a corda no pescoço é o segundo livro do autor André Nigri e foi publicado pela Editora Reformatório.

O livro se divide em quatro contos que falam, principalmente, de relações amorosas e da gama de sentimentos que as acompanham.

O primeiro conto, que dá nome ao livro, nos leva ao passado de Helena, cujo esposo tinha obsessão por Tiradentes. 

No segundo conto, conhecemos Francesca, ex bailarina que traz no corpo marcas de sua profissão e na alma marcas de amores e ilusões do passado. Marcas tão fortes que me fizeram sentir mal por ela, em alguns momentos da trama.

Já a terceira história é a de Maria que, finalmente, consegue se arriscar em uma aventura amorosa e coloca bastante expectativa naquele encontro. 

O quarto conto é repleto de surpresas e nos traz Mariana, uma jovem que, após dois casamentos acabados, tem sido assediada pelo chefe.

#PRACEGOVER Fundo de estante de livros, globo terrestre, minha mão segurando o livro.



Achei bem interessante o fato de o autor sempre conseguir falar de algo sem literalmente dar nome aos bois, ou seja, o leitor deduz alguns pontos relevantes para o desenvolvimento da leitura.

As mulheres dos contos de André me trouxeram um grande choque de realidade. Quase nada na vida é perfeito, não há garantias de que os sentimentos e as pessoas estarão ali quando se quer voltar atrás e se arrepender.

Todos o contos trazem personagens masculinos que cruzaram os caminhos dessas mulheres densas e absolutamente comuns e tentam entender suas atitudes em momentos cruciais de suas vidas.

As escolhas dessas muleres trazem ciúmes, arrependimentos, sentimento de posse, pena, desejo. Um misto que eu realmente não esperava encontrar, por parte deles.

Os assuntos complexos aliados a uma escrita bem ágil, fez com que o autor conseguisse me prender em cada linha e, a cada fim de conto, fiquei curiosa pelo próximo.

Traições, relacionamentos que caem na rotina, paixões avassaladoras, machismo, medo da solidão, decisão da melhor hora para se ter filhos (talvez nunca?), são alguns dos temas abordados por André nesse livro que me deixou perplexa pelas inúmeras reflexões que traz.

Recomendo a quem curte esse tipo de história!

E você, já leu algo desse tipo? Me conte aqui embaixo.

#PRACEGOVER: A capa do livro é azul, com desenhos que lembram 3 máscaras. Ao centro, nome do autor e título.

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Um comentário:

  1. Minha querida, seu blog é lindo e você realiza um trabalho cuidadoso e caprichado. Obrigada pela leitura, o texto, a foto. Grande beijo
    Valéria - Oasys Cultural

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.