17 de fevereiro de 2021

[Resenha da Karla] Holocausto brasileiro

  

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Daniela Arbex
Editora: Geração Editorial
Ano: 2013
Páginas: 256

Sinopse: Neste livro-reportagem fundamental, a premiada jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade.
Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje é dia de falar sobre mais um livro da talentosa Daniela Arbex.

Já falei aqui no blog sobre Todo dia a mesma noite e também sobre Os dois mundos de Isabel, também da autora. Holocausto brasileiro foi lançado antes desses, porém só o li depois.

Essa leitura foi muito significativa para mim, tendo em vista que meus pais e irmãos nasceram em Barbacena-MG, onde se passa esse livro.

Daniela retrata a história real do maior hospital psiquiátrico do Brasil onde, em 4 décadas, tem-se notícia da morte de 60 mil pacientes.

Naquela época, muito além de pessoas com graves problemas psiquiátricos, as pessoas indesejadas pela sociedade eram enviadas para o Hospital Colônia, ganhavam uniformes e passavam suas vidas naquele hospital.

Devido a tudo isso e às péssimas condições como eram tratados os pacientes, psiquiatras famosos no mundo todo disseram tratar-se de um verdadeiro holocausto.

No livro de Daniela, li muita coisa que eu já sabia, mas a maioria das informações eu ainda não conhecia. É impossível não se sentir tocado sabendo que tudo isso ocorria ali!

#PRACEGOVER Karla com dispositivo kindle na mão.



Das coisas que eu não sabia sobre o hospital foi que ele foi visitado por ninguém menos que Michael Foucalt. Outra coisa foi que a mudança de paradigmas para tratamento da doença mental se iniciou a partir das denúncias sobre o Hospital Colônia.

A linguagem de Daniela é forte e emociona, alguns dos casos são de fato extremamente especiais, como o músico da banda dos bombeiros que reencontrou sua mãe e o casamento entre dois ex pacientes do hospital.

Fiquei muito mexida durante a leitura e demorei algum tempo para assimilar tanta tristeza.

Um livro importantíssimo e superpremiado no mundo todo, que recomendo por achar que todos os brasileiros precisam conhecer essa história. É muito importante, para que coisas como essa jamais se repitam!

E você, já leu ou quer ler algo dessa autora?

#PRACEGOVER: A capa do livro traz foto de pacientes do Hospital Colônia, título e nome da autora.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.