25 de fevereiro de 2021

[Resenha da Helô] Nos passos do amor

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Julie Lopo
Editora: Ponto Literário
Ano: 2016
Páginas: 320

Sinopse: Alicia é uma jovem bailarina que tem tudo o que poderia querer, uma família que a ama e a apoia, um namorado lindo por quem ela é louca. Mas um acidente muda toda a sua vida.

Danilo é um médico que ficou fora do país por um bom tempo, quando retorna, conhece um anjo de asas quebradas, um anjo por quem ele lutaria, um anjo que ele ajudaria a voltar a voar.





Olá leitores!

Quando entrei no Pacote, a Karlinha veio me dar a sugestão de ler esse livro, indicação de alguma das meninas e eu, é claro, deixei ele na lista. Nos Passos do Amor para mim, seria aquele livro perfeito, romance água com açúcar, ambientado no mundo da dança. Como eu poderia querer coisa melhor?

De fato, a história é muito envolvente e me prendeu na hora em que conheci a Alicia, bailarina, cheia de sonhos, que tem no Caio seu melhor amigo, partner e namorado, e de repente tudo dá errado. Uma tragédia com Caio, ela acorda sem conseguir andar e, de repente, aparece de supetão na sua vida o Danilo, preenchendo várias lacunas na sua vida e no seu coração. Talvez muitas pessoas que leram esse livro, identificaram como uma história de superação e de fato é, um romance daqueles de arrancar suspiros e ok pode ser. Maaaaaaas, ai gente, como eu não queria que tivesse esse “mas”, mas tem e não é um só.

Primeiro que o tempo todo, a história é contada por cada um dos personagens, e ao mesmo tempo em que isso me agrada, se torna repetitivo. Às vezes, na mesma página, temos a repetição do mesmo parágrafo, na parte de cada personagem, ficou parecendo para mim aqueles flashbacks de novela ou filme, acabamos de ver a cena e já está ali sendo relembrada.

Depois, o tempo todo o livro me soou como um romance adolescente e isso não me incomoda em absolutamente nada, se não fosse pela idade dos personagens. Os homens todos adultos (com mais de 30 anos) e a Alicia, que é a personagem, principal com 23. Então, apesar de ser muito bonitinho o romance, perde a intensidade, não sei, para mim soou um pouco artificial.

#PRACEGOVER: Fundo neutro, livro, mini bailarina e sapatilhas de ballet.



Agora duas coisas me incomodaram demais na leitura. A primeira: a banalização da violência física. Lembra que eu falei da idade dos personagens? Pois é, não é bonitinho bater ou espancar (como dá a entender mais de uma vez) por ciúmes da irmã, e tampouco, por mais errada que a pessoa estivesse, é certo normalizar o “te pego na esquina”. Acho bastante complicado abordar o tema da forma como foi abordado.

Agora o que mais me incomodou, e isso talvez seja pela minha experiência pessoal – sou nutricionista e bailarina – foi que, em um certo momento do livro, a Alicia está passando mal e é acusada pelo namorado e pela mãe de ter anorexia e fala: não é toda bailarina que tem anorexia. E muda de assunto!

Eu penso que: se essa questão tão delicada vai ser levantada, tem que ter um pouco mais de carinho com ela. O peso, a pressão sobre os corpos, a dieta, são sim uma realidade na vida de quem faz ballet, principalmente para os profissionais. Porém, todas as companhias e a maioria das escolas de dança se preocupam com isso, investem em profissionais capacitados para ajudar as bailarinas e a anorexia não é incentivada como deu a entender no livro.

E assim, toda a história ambientada no mundo da dança, atrai bailarinos! Hoje a Netflix tem duas ou três séries e alguns filmes sobre o assunto e muitos bailarinos assistem e comentam sobre, acredito que em livros com a mesma temática também, e a linguagem do ballet utilizada no livro, foi muito superficial, de novo acho que faltou carinho.

Não quero parecer intransigente, nem que eu não gostei do livro, apenas acho que precisava pontuar o que me incomodou. Uma coisa que eu gosto demais é de hoje em dia termos livros nacionais falando sobre o assunto ballet, considerando que o Brasil tem excelentes bailarinos fazendo sucesso no mundo todo.

Bom por hoje é isso!

E você, já leu algum livro que envolva ballet para me indicar? Deixe nos comentários!


#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo neutro e a foto de meio corpo de uma bailarina em trajes de ballet, nome da autora e título.


#PRACEGOVER: Logo do Pacote Literário
Inscrição: "Matéria de Helô - Postado por Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.