20 de janeiro de 2021

[Resenha da Karla] Um tordo fora do ninho

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autor: Enio Dietterich
Editora: InVerso
Ano: 2020
Páginas: 270

Sinopse: Fator determinante na formação da personalidade, o bullying, mesmo inocente, requer uma recuperação lenta para curar as feridas causadas. Isso é o que a obra mostrará, oferecendo uma reflexão para o leitor contemporâneo, mais conscientizado dos malefícios de tal atitude em qualquer etapa da vida, sobretudo na infância. Não pretende, contudo, ser parcial, e, sim, um retrato de época, de formação da personalidade, sob a ótica de um garoto observador e curioso.




Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje é dia de falar do livro Um tordo fora do ninho, recebido em parceria com a Editora Inverso.

O autor nos conta um pouco da sua história, sobretudo como foi a sua infância. Suas lembranças começam de quando ainda era muito jovem, antes dos 3 anos. Fiquei impressionada de ele ter esses flashes tão nítidos em mente!

Uma das memórias que ele conta dessa idade e que mais me emocionou foi a de quando ele não percebeu a barriga da sua mãe crescendo, só sentiu diferença no gosto do leite materno. Parou de mamar no peito e, poucos dias depois, sua irmã nasceu.

E então passamos a acompanhar suas aventuras de descoberta do mundo. Dúvidas, necessidade de acolhimento, curiosidades e outras coisas bastante comuns nas vidas de várias crianças.

O que percebi de bem diferente no livro é a marca de uma época em que os pais eram mais distantes dos filhos. Criança não participava de “conversa de adulto” e o temor, muitas vezes, era confundido com respeito.

#PRACEGOVER: Fundo de paisagem com céu azul e árvores. Destaque para o livro à frente.



Ao buscar novas relações fora de casa e tentar fazer novas amizades, encontrou algumas crianças bem cruéis e viveu situações absurdas aceitáveis na época, que hoje dariam margem a diversos problemas.

Como se pode imaginar, são cenas muito duras de serem lidas e que transformavam parte da infância daquele garoto em um verdadeiro inferno.

É curioso que, embora eu já tenha lido muitos livros com o tema bullying, esse me marcou bastante porque me senti muito próxima do personagem. E aqui não foi apenas a narrativa em primeira pessoa o que provocou isso, mas a forma de escrita do autor, sempre extremamente verdadeira. Parecia que eu estava ao lado daquele menino, enxergando as cenas vividas.

Os capítulos do livro são bem curtos, o que, a meu ver, facilita bastante para que se faça uma leitura fluida.

As ilustrações de João Paulo de Carvalho trouxeram mais vida à história. O livro foi um dos mais vendidos da Editora em 2020!

Boa recomendação de leitura nacional.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo laranja e branco. Acima, nome do autor e título. Abaixo, o desenho de uma paisagem com um menino ao centro.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



Um comentário:

  1. Oi Karla tudo bem?
    Nossa, é impressionante mesmo essas lembranças de quando ele era pequeno. Eu tenho algumas mas não são tão nítidas.
    Gostei do livro.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.