10 de janeiro de 2021

[Resenha da Karla] Poesia: luz que reluz o ser

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Rosiane Alves
Editora: Chiado Books
Ano: 2020
Páginas: 66

Sinopse: Uma coletânea preparada com muito carinho! Poesias leves com um aspecto reflexivo para todos sintonizarem os objetivos da autora: entregar a poesia como forma de vestir a vida com alegria e prazer! Recomendado à todos que gostam de poesia, o livro traz uma coletânea bastante significativa da obra da poetisa Rosiane Alves que, apesar de ter muitos livros escritos, escolheu primeiramente publicar este, em edição que, apesar de simples, possui linguagem adequada e acessível à todos os públicos. A poesia da autora é profundamente espiritual, reflexiva e quase mística, com uma capacidade impressionante de extrair beleza e sensibilidade das palavras e cenários mais simples e ordinários. Os poemas em seu conjunto, revelam a ligação profunda da artista com o invisível que emana da graça à adequação perfeita entre as palavras e os sentimentos, que está na doçura e no amargor de cada um de nós. A leitura desta obra fará reluzir a luz que existe na essência de cada ser.




Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho contar um pouquinho para vocês sobre esse livro recebido em parceria com a autora Rosiane Alves.

Dona de uma escrita fluida, Rosiane nos leva para um mundo de reflexões em todas as esferas que se pode imaginar.

#PRACEGOVER: Fundo escuro, suculenta e luminária. à frente, o livro.



A coletânea de poesias conta com diversos temas, tais como sonhos, felicidade, moral e sabedoria. Mas fiquei especialmente tocada com alguns que retratam (in) justiça social, a vida sofrida de alguns e como a lei em nosso país funciona apenas para aqueles mais abastados.

Para exemplificar, deixo um trecho do poema “Igualdade, liberdade e fraternidade”:
“Igualdade?
Vai depender. De quem!
Para saber como se trata
Dois pesos, três e infinitos
Malditos.”

Os poemas não são muito grandes, a linguagem é de fácil entendimento e cada verso, cheio de profundidade. Muito além do amor romântico, Rosiane traz a mistura de vários aspectos que compõem a vida de uma pessoa.

Amei esse trecho do poema “Ninho”, para mim o mais marcante do livro:

“Queria de novo o ninho
Mas aprendi a voar
Agora me vejo noutro ninho
De outros passarinhos
Que um dia também se vai.”

A edição da Chiado traz uma capa bonita e diferente, páginas amareladas e letras pequenas, embora confortáveis à leitura. Encontrei alguns poucos erros que provavelmente serão revisados em uma próxima edição.

Gostei bastante de ter feito essa leitura, que recomendo a quem curte poesia.

Gentilmente, a autora cedeu também um exemplar para sorteio aqui no Pacote Literário, que será feito pelo nosso Instagram. Fiquem atentos para participarem!

E vocês, gostam de poesia nacional contemporânea e têm algum livro para me indicar?

#PRACEGOVER: A capa tem fundo azul e traz o título no alto. Uma silhueta do ombro para cima de um homem, como se fosse um reflexo. Abaixo, o nome da autora.

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.