12 de janeiro de 2021

[Resenha da Karla] O tatuador de Auschwitz

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Heather Morris
Editora: Planeta
Ano: 2018
Páginas: 240


Sinopse: Nesse romance histórico, um testemunho da coragem daqueles que ousaram enfrentar o sistema da Alemanha nazista, o leitor será conduzido pelos horrores vividos dentro dos campos de concentração nazistas e verá que o amor não pode ser limitado por muros e cercas.
Lale Sokolov e Gita Fuhrmannova, dois judeus eslovacos, se conheceram em um dos mais terríveis lugares que a humanidade já viu: o campo de concentração e extermínio de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. No campo, Lale foi incumbido de tatuar os números de série dos prisioneiros que chegavam trazidos pelos nazistas – literalmente marcando na pele das vítimas o que se tornaria um grande símbolo do Holocausto. Ainda que fosse acusado de compactuar com os carcereiros, Lale, no entanto, aproveitava sua posição privilegiada para ajudar outros prisioneiros, trocando joias e dinheiro por comida para mantê-los vivos e designando funções administrativas para poupar seus companheiros do trabalho braçal do campo.
Nesse ambiente, feito para destruir tudo o que tocasse, Lale e Gita viveram um amor proibido, permitindo-se viver mesmo sabendo que a morte era iminente.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje é dia de falar sobre as impressões que eu tive desse livro que foi um dos que vocês escolheram para que eu lesse em 2021, no desafio dos 12 livros para 2021, realizado com as amigas Mãeliteratura e Mundinho da Hanna. Passem nos blogs para conferir as postagens delas.

#PRACEGOVER: Imagem com inscrições: "12 livros para 2021, Mãeliteratura, Mundinho da Hanna, Pacote Literário"



O livro vem nos contar sobre Lale, que se despede da sua família a caminho de um campo de concentração nazista.

Chegando lá, passa a desempenhar algumas funções e a pensar em como sobreviveria naquele inferno.

Ganha a vaga de tatuador que, apesar de enojá-lo por ter que marcar números nos corpos de outras pessoas, lhe daria alguma chance de ajudar a outros prisioneiros.

#PRACEGOVER: Fundo de página sobre a Segunda Guerra, papel com número, pulseira e anel dourados, livro em destaque.



E assim ele consegue comida, medicamento e outros itens essenciais para si e seus colegas.

Quando conhece Gita, seu coração dispara e, a partir de então, se decide a fazer qualquer coisa, absolutamente qualquer coisa para sobreviver àquele caos.

Para mim, o comportamento dele em todos os momentos mais difíceis foi o ponto alto do livro. Senti que ele não era apenas resignado, chegava a ser otimista, mesmo diante de tanto horror.

A frase dita pelo personagem principal diz tudo sobre a sua personalidade:

“Você vê seu mundo refletido em um espelho, mas eu tenho outro espelho.”

O final foi extremamente satisfatório para mim e terminei o livro verdadeiramente emocionada.

Vale lembrar que o livro se baseou em uma história real e a autora matou a minha curiosidade contando como foi o processo de escrita. Para fechar com chave de ouro, o prólogo me arrancou lágrimas pelo conteúdo e, sobretudo, por quem foi redigido.

A escrita da autora é fluida e me instigou a todo momento. Torci do início ao fim pelo casal e para que sobrevivessem juntos!

O que mais me marcou no livro foi que, apesar de retratar os horrores da Segunda Guerra Mundial, o livro vai muito além disso, nos dando acesso ao sentimento e pensamento dos prisioneiros e dos oficiais.

E, claro, ver um romance construído em meio a tudo isso foi realmente para aquecer o coração.

A edição da Editora Planeta traz uma capa lindíssima, marcante e condizente com a história. Excelente revisão, páginas amareladas e fonte confortável à leitura.

Em fim... uma história que vale a pena ser lida, que eu recomendo a todos.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo preto, com a foto de dois braços (marcados com números) de mãos dadas. Título e nome da autora ao centro.



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Um comentário:

  1. Esse é um livro que eu gostaria muito de ler um dia. Ainda mais sabendo que é uma história baseada em fatos reais. Gostei bastante da escolha desse livro.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.