14 de janeiro de 2021

[Resenha da Karla] Um milhão de finais felizes

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Ano: 2018
Páginas: 352


Sinopse: O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens.
Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes.
Segundo o próprio Hosseini, o novo título "fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo".
Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expanda, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje é dia de contar sobre essa que foi uma das minhas últimas leituras do ano passado. Quando eu já não esperava mais nada de 2020, chegou essa história e não só arrebatou o meu coração, mas entrou para as melhores leituras do ano!

Aqui vamos conhecer Jonas, atendente de uma lanchonete, em uma vida bem diferente da que seus pais sonhavam para ele. Aliás, vale ressaltar aqui que tive muita raiva do pai dele, aquela pessoa inútil e desagradável!

Jonas foi criado na Igreja, à qual sua mãe ainda frequenta e cobra que ele também compareça. Ocorre que Jonas se sente julgado ali dentro, por questões que, inicialmente, sequer sabia explicar porque sentia.

Na lanchonete, entre tantos clientes que chegam para serem atendidos por Jonas, eis que um ruivo barbudo lhe chama a atenção e, a partir de então, ele passa a seguir outros rumos em sua vida.

Várias coisas me chamaram a atenção neste livro, fazendo com que se tornasse um dos que mais curti em 2020. Amei a forma como o autor trata da amizade. Jonas tem alguns melhores amigos (amei Karina!). Jonas poder contar com eles quando mais precisa é, realmente, inspirador.

Outro ponto interessante foi como o autor trabalhou a questão da religião. Sem qualquer desrespeito, mas fiel em relação às convicções de Jonas, no meu modo de ver.

#PRACEGOVER: Fundo de páginas antigas, dispositivo Kindle com a capa do livro, caneta com borracha de arco-íris, marcador de pena, chaveiro de best friends



Jonas também é escritor e tem um caderninho de entrada para suas ideias de novas histórias – muito engraçado, por sinal! Depois que conhece Arthur (o “barba ruiva”), se dedica a uma história específica e a forma como ele a desenvolveu me deixou curiosa. Acho muito legal quando encontro um livro escrito dentro de outro livro, por isso curti muito!

Por fim, gostei demais do livro porque o autor foi muito feliz em colocar as questões de sexualidade de forma leve a todo momento. Afinal, nos apresentou um personagem inteiro, que vai muito além da sua sexualidade, é uma pessoa completa, com seus diversos dramas e questões sobre sonhos, estudos, carreira, amor, amizade... E fez tudo isso sem deixar de lado a questão da representatividade!

A escrita do autor é boa e fluida e a minha leitura foi surpreendentemente rápida. Chegando às cenas finais, li bem devagar porque fiquei com dó de finalizar!

Quer ler um romance LGBTQIA+? Já recomendo esse!

#PRACEGOVER: A capa do livro traz o desenho de parte de uma pessoa com um avental de cozinheiro, com título e nome do autor. 

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.