#PRACEGOVER: Capa do livro |
Autora: Marcela Brazão
Editora: Independente
Ano: 2020
Páginas: 58
Minha classificação: 5/5
Sinopse: Aos 40 anos, Rosa estava vivendo um dos melhores momentos da sua vida: divorciada do homem abusivo e violento com quem ficou casada por 12 anos, uma visão gentil do seu próprio corpo gordo, um excelente emprego que ela amava, planos para ter sua própria casa e um recente novo amor. Havia uma coisa que nunca esteve nos planos de Rosa: ficar grávida. No entanto, quando o resultado do teste dá positivo, a sua vida vira de cabeça para baixo desestabilizando as relações e os planos que estavam sendo construídos. Durante os noves meses, Rosa vai viver os medos, os alívios, a insegurança sobre sua capacidade de amar aquela criança, as instabilidades do mercado de trabalho, os palpites alheios e o temor de lidar com o pai do bebê.
Olá, leitores do Pacote Literário!
Hoje venho contar para vocês sobre mais uma experiência lendo contos. O escolhido da vez foi Positivo, lido em parceria com a autora Marcela Brazão.
No conto, conhecemos Rosa que, para início de conversa, é uma personagem totalmente diferente do comum. No auge dos seus 40 anos e após (mais) uma decepção na vida, se abriu para um novo relacionamento, mas não esperava o tamanho da mudança que estava para chegar em sua vida.
Após se livrar do ex-marido com que teve um relacionamento abusivo, sabemos que toda mulher precisa iniciar um bom trabalho de auto conhecimento e melhora da auto estima. Rosa estava conseguindo isso, mesmo sendo gorda, uma condição que muitas vezes impede o crescimento do amor próprio.
Rosa trabalhava muito em um emprego que gostava e já fazia planos para sair da casa em que morava com a irmã e a madrasta, com quem nunca se deu bem.
Um teste de gravidez positivo faz com que seus planos caiam por terra e ela se vê eternamente presa ao ex abusivo, pois para piorar, o filho em seu ventre é fruto desse relacionamento.
#PRACEGOVER: Fundo claro, kindle com capa do conto ao centro. Em torno, chupeta, flores, caixinha rosa escrito baby, botões decorados. |
Daí para frente, várias são as decisões que aguardam Rosa, que já prevê a reação da madrasta e, infelizmente, da maioria das pessoas da sociedade. Contar ou não para o pai do bebê acaba sendo um outro dilema, pois Rosa não queria remexer novamente naquela ferida recém fechada em seu coração.
ㅤ
Essa história mexeu muito comigo, pois não é nada clichê e não romantiza a gravidez, nem mesmo a maternidade em si.
Além disso, os personagens são bem humanos e cheios de inseguranças o que, a meu ver, trouxe bastante verdade à leitura.
Estou impressionada com a forma como a autora conseguiu abordar tão bem e em tão poucas páginas tantos assuntos importantes como violência doméstica, maternidade, gordofobia e homofobia.
Vemos como ainda precisamos refletir e trabalhar na evolução de nossa sociedade, evitar julgamentos e se colocar para ajudar em situações que podem se resolver com um ombro amigo.
A escrita de Marcela é fluida e, ao contrário de outros contos tão pequenos, o desenvolvimento da história tem um bom ritmo.
Adorei e recomendo a todos!
Que resenha mais linda! Fiquei tão feliz de saber que você curtiu a leitura de Positivo. Muito obrigada
ResponderExcluir