21 de outubro de 2020

[Resenha da Karla] A escuta de um coração

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autoras: Flávia Machado/Karine Gomes
Editora: Inverso
Ano: 2020
Páginas: 142
Minha classificação: 5/5

Sinopse: A ESCUTA DE UM CORAÇÃO é um compilado das experiências de um terapeuta, sejam elas imaginadas ou vivenciadas entre as quatro paredes do consultório e fora dele. De forma objetiva, mas também poética e acolhedora, autora e coautora abordam questões existenciais de grande impacto nos dias de hoje, trazendo, além de reflexões, luz para momentos tão delicados pelos quais muitas pessoas passam. A linguagem acessível garante o vínculo com o leitor, como uma conversa entre amigos.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje é dia de resenha de A escuta de um coração, livro recebido em parceria com a Editora Inverso.

Eu assisti à live de lançamento do livro pelo Instagram da Editora e gostei muito da forma como Flávia Machado e Karine Gomes falaram sobre o processo de produção dos textos que estavam no livro.

Ambas autoras terapeutas, elas de fato abriram seus corações, proporcionando ao leitor a experiência de saber um pouquinho mais sobre o que se passa dentro de um consultório de Psicologia.

Em contos que variam os temas, por sempre se tratarem de pacientes e atendimentos diversos, as autoras nos falam das dores humanas, que muitas vezes alteram o comportamento da pessoa ainda na infância.

Alguns contos também se referem a passagens fora do consultório, mas que retratam igualmente, as vivências e dores do dia-a-dia.

Esse livro me fez refletir muito sobre alguns aspectos da vida.

Primeiramente, notei a semelhança entre vários casos que se tratavam do excesso do uso de telas (celulares, TV, videogames) e do que a falta que a atenção dos pais fazem nas vidas das crianças.

#PRACEGOVER: Karla sorri e segura o livro ao lado do rosto, próximo à orelha.


A falta que faz às crianças brincarem ao ar livre, para experimentar novas sensações é gritante e, não raras vezes, refletem diretamente no comportamento (inadequado) delas.

Outro ponto importante também tem a ver com a infância. Na realidade, no quanto a criança que fomos impacta no adulto que somos hoje. Costumes, hábitos, memórias de vivências que nunca mais saem da nossa cabeça e que também refletem em nossos comportamentos atuais.

Elas ressaltam em alguns contos, também, a dificuldade das escolas (que representam a sociedade em geral) em aceitarem as diferenças. E lutam, de todas as formas, para que haja, de fato, acessibilidade para todos o que, de alguma maneira, não se enquadram num "padrão" imposto.

A escrita das autoras é fluida  e poética. Cada conto lido, aguçava a minha curiosidade 
para ler o próximo. E quanto terminei de ler todos, me senti mexida, como se tivesse acabado de sair de uma sessão de terapia. Pois lendo, pude rever aspectos da minha vida e da minha infância também!

Os contos são curtos, mas de uma profundidade incrível e me emocionaram, me colocaram para pensar e me arrancaram alguns sorrisos.

A edição da Editora InVerso tem uma lindíssima capa. O tom das páginas é amarelado e o tamanho da forte é confortável à leitura. A revisão também está perfeita.

Um livro bem gostoso de ler, sensível e bonito, tudo na dose certa para me causar esse encantamento.

Recomendo muito a todos, sobretudo a quem trabalha na área, faz ou tem filhos que façam terapia. 

E vocês, já leram algum livro que retrate questões de infância ou de consultório terapêutico? Me contem nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo parte avermelhado e parte uma mistura de cores. Acima, os nomes das autoras e ao centro, o título.



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.