14 de agosto de 2020

[Resenha da Karla] ZILDA ARNS: A tipsi que amava as crianças


#PRACEGOVER: Capa do livro
Autora: Lindamir Salete Casagrande
Ilustradora: Lucy Ana Soares Camelo Casagrande
Editora: InVerso
Ano: 2020
Páginas: 56
Minha classificação: 5/5

Sinopse: O livro apresenta a trajetória pessoal e profissional de Zilda Arns Neuman, médica pediatra que dedicou sua vida a cuidar das pessoas mais necessitadas, de modo especial, das crianças.

Conheça o legado dessa mulher inspiradora que escolheu o caminho do amor ao próximo, da empatia e da solidariedade, e o trilhou com muita fé e amor, aliados à ciência e à sabedoria.




Olá, leitor do Pacote Literário!

Hoje a resenha é sobre esse livro lindíssimo recebido em parceria com a Editora Inverso, de autoria de Lindamir Salete Casagrande, que faz parte da Série Meninas, Moças e Mulheres que inspiram.

Pensa naquele livro que te encanta? Foi o que me aconteceu nesta leitura.

Se trata de uma delicada biografia de Zilda Arns Neuman, médica renomada nascida em Forquilhinha, cidadezinha ao extremo sul de Santa Catarina.

Zilda mamou no seio materno até os 3 anos de idade e, desde cedo, sempre ajudou nas tarefas do sítio onde residia com sua família.

Ela herdou da mãe, Helena, o amor por cuidar. Dona Helena era procurada por pessoas de todas as idades, na maioria mulheres, com alguma queixa de saúde, que ela ouvia com carinho e preparava chás e outros métodos caseiros com ervas para auxiliar na cura.

Com bastante dificuldade de acesso às aulas, Zilda conseguiu concluir os estudos do Ensino Médio e, no momento de escolher sua profissão, surpreendeu a todos ao querer cursar Medicina, uma vez que todos esperavam que seguisse 9 de seus irmãos na área do magistério.

Das 6 mulheres entre os 120 estudantes que se formaram naquele ano de 1959 na Universidade Federal do Paraná, uma delas era Zilda. Casou-se no final do mesmo ano, teve 6 filhos e, 18 anos depois, seu esposo faleceu.

Tendo chegado ao cargo de Diretora de Saúde Materno-Infantil no Estado do Paraná, se destacou muito, principalmente por ações básicas que favorecem a saúde da mãe e do bebê.

Programas como reidratação oral e aleitamento materno mostraram seu grande sucesso através do número cada vez menor de mortalidade, desnutrição e desidratação infantis.

Após se desligar da Secretaria da Saúde, seu irmão Dom Paulo Evaristo a convidou para realizar um projeto junto à Igreja Católica. 

#PRACEGOVER: Fundo com paisagem natural (céu e árvore). O livro está dentro de uma caixinha vermelha de madeira que se
encontra pendurada no galho de uma árvore.



A Pastoral da Criança foi fundada e ali eram atendidas famílias de todos os credos religiosos. Era comovente o jeito simples como Zilda ensinava a todas as mães a cuidarem de seus filhos, inclusive hábitos de higiene, preparo da alimentação e administração correta das medicações.

Mal sabia Zilda que ali estaria um legado que para sempre faria a diferença nas vidas de crianças do Brasil e do mundo! Pois, por iniciativa da CNBB, o projeto foi levado a todos os cantinhos do Brasil e, com apoio da ONU, se expandiu, ainda, pela América Latina, Ásia e África.

Decidi fazer essa resenha bem diferente, dando preferência por contar um pouco mais da história do livro para vocês. Isso porque temos o hábito de não valorizar tanto a cultura, a memória e a história do nosso país e é preciso mudar isso.

Zilda Arns é reconhecida em todo o mundo e ainda tem muita gente no Brasil que precisa conhecer a sua história (e se espelhar nela!).

Uma mulher forte e guerreira que dedicou sua vida a cuidar de outras mulheres, para que suas famílias pudessem crescer e prosperar.

A médica que cuidava dos detalhes infelizmente nos deixou em 2010, vítima do violento terremoto que atingiu Porto Príncipe, Haiti, onde Zilda se encontrava para implantar a Pastoral da Criança.

Ela partiu, mas tudo o que ela ensinou e defendeu tem sido o protocolo utilizado em todos os cantos do mundo nas técnicas que dizem respeito a pré-natal, aleitamento materno, vigilância nutricional, soro caseiro e vacinação.

A revolução provocada por Zilda Arns ficará para sempre na história do nosso país.

Mais uma edição extremamente bem feita pela Editora InVerso, com ilustrações muito bonitas e bem feitas e uma capa lindíssima, com cores vivas e elegantes.

E de onde vem a palavra tipsi, que compõe o título do livro, você arrisca? Só lendo o livro para saber, mas adianto que é uma descoberta tão delicada quanto toda esta biografia.

Amei a leitura e recomendo!

E você, já conhecia Zilda Arns? Sabia todos esses detalhes da história dela? Deixe nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo azul turquesa, o título acima, o desenho de uma mulher segurando a mão de uma menina e, abaixo, os nomes da autora e da ilustradora.



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

2 comentários:

  1. A história dela é mesmo muito bonita. E bonita é essa edição, que está incrível!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Karlinha
    Estou doida para ler este livro!!
    Acho a trajetória da Dra Zilda maravilhosa e muito importante
    Que edição bonita da InVerso, hein? Adorei
    Já vai pra lista
    Ótimo post
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.