7 de agosto de 2020

[Resenha da Karla] Taça escarlate


#PRACEGOVER: Capa do livro
Autora: Luciane Monteiro
Editora: InVerso
Ano: 2019
Páginas: 176
Minha classificação: 4,5/5 

Sinopse: O livro traz contos que retratam os anseios da mulher: suas buscas, batalhas e descobertas.

São almas femininas que se expõem em cada narrativa; umas desfalecem enquanto outras se libertam e alcançam sua plenitude.




Olá, leitor do Pacote Literário!

Hoje a resenha é sobre esse livro lindíssimo recebido em parceria com a Editora Inverso, de autoria de Luciane Monteiro.

Eu já esperava gostar bastante do livro, porque esse ano fiz a leitura do A última tempestade, da mesma autora, e me encantei pela escrita dela.

Taça escarlate é um livro de contos que retratam o universo da mulher, de ser e se sentir mulher, do peso (e da leveza) que isso representa para cada ser desse gênero e para a sociedade como um todo.

O livro nos fala do cotidiano essencialmente feminino. Do que é esperado da mulher, das nossas perdas durante a vida e da solidão. Alguns contos também retratam as escolhas que podemos (e das que não podemos) fazer e é isso o que há de mais profundo neste livro.

"Todo ser vivo gosta de conversa. Sem cuidados e atenção, qualquer ser definha e morre de solidão."

Luciane mergulha a fundo no coração de cada mulher e traz à tona, através de cada história, as expectativas diante de um novo relacionamento, o pulsar mais forte por alguém, o amor pelos filhos que nasceram (e pelos que não nasceram), a dor e o desejo de forma muito verdadeira.

Alguns contos me tocaram de tal maneira que quero falar especificamente a respeito deles.

O porta-retratos vem nos apresentar Lúcia, uma mulher que passou muitos anos de sua vida esperando seu esposo, militar que jamais voltaria da guerra. O mais curioso é o motivo pelo qual ele nunca retornou. Será que ele morreu por lá? Era o que se poderia entender. Mas o final desse conto é surpreendente e dolorido como poucos que já li.

O grande ninho, além do drama muito bem colocado, traz críticas sociais extremamente sutis e interessantes. Aquela mulher sem nome se prepara tanto nos mínimos detalhes para finalmente começar uma nova vida, que se esquece que não temos controle de nada. E acaba perdendo a oportunidade de viver o agora.

#PRACEGOVER: Fundo de páginas de jornal, livros atrás. Um buquê de flores rosa, o livro na vertical, um colar de pérolas e uma caixinha rosa.

Romântica incorrigível que sou, não poderia deixar de citar "Desencontro", um conto em que deixei tudo de lado, desconsiderei as regras sociais e passei a torcer pelo casal improvável que estava ali. A paixão avassaladora que chegava, aos meus olhos, seria imbatível.

Os finais que Luciane parecem ter meticulosamente preparado para cada conto surpreende pela realidade que trazem. São todas histórias extremamente palpáveis e que se repetem na vida. Mas sempre com um quê de paixão, misticismo, fantasia, com aquele detalhe que só uma autora muito competente pode trazer sem soar piegas.

Luciane traz algo diferente nesse livro, em relação ao A última tempestade. Os jogos de palavras utilizados, às vezes com a fonte diferente, outras com repetição das palavras fazem com que a leitura seja ainda mais gostosa.

"E, afinal, não são as horas ou dias que definem o tempo: há pessoas que se relacionam durante anos e nunca chegam a se conhecer."

De coisas bobas do cotidiano que passam despercebidas, como uma mania; a problemas graves como o abuso de mulheres e a solidão da mulher de certa idade, tudo é abordado neste livro de maneira extremamente profunda, sem perder a delicadeza.

Mais uma edição que a Editora Inverso fez com muito carinho. As ilustrações no decorrer do livro parecem pequenos bordados ao redor das páginas. Achei extremamente delicado e elegante. A capa também é um primor, as folhas são amareladas e a fonte é bem confortável à leitura.

Adorei a leitura e recomendo!

E você, curte livros de contos e crônicas sobre o cotidiano?

#PRACEGOVER: A capa do livro é avermelhada, com uma lua grande e a silhueta de uma mulher sentada de lado. Acima, o nome da autora e o título.



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"




Um comentário:

  1. Oi Karla!
    Fiquei com vontade de ler este livro!
    As edições da InVerso costumam ser bem caprichadas e esta parece ser bem especial!
    Adoro livros de contos!
    Adorei o post e a foto
    Já vai pra minha lista
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.