#PRACEGOVER: Montagem com a foto do autor em preto e branco e a inscrição "Entrevista MARIANA TIBO" |
Olá, leitores do Pacote Literário!
Hoje é dia de entrevista por aqui! A entrevistada de hoje é Mariana Tibo, autora de Curtos e surtos, cuja resenha saiu neste post.
Vamos às perguntas?
- Quem é Mariana Tibo?
Mariana Tibo ou Mari Tibo como sou mais conhecida. Sou uma pessoa que busca sempre a saúde mental, minha e da pessoas ao meu redor. Sou Psicóloga e Pedagoga de formação, trabalho com Artes na Educação Infantil e escrevo bastante. Com o tempo aprendi o poder da resiliência e como na vida, além da morte, temos a certeza da mudança, esse termo passou a ser parte do que me proponho. Acredito na mudança de cada ser humano e no poder de criação que temos, assim como a flexibilidade em lidar com problemas. O autoconhecimento, pra mim, é a grande resposta para uma vida saudável.
- Quando e como começou a escrever?
Sempre escrevi desde que comecei a escrever , rs. Antes disso, eu escrevia com desenhos. O ato de escrever deve ser aprimorado com a prática e leituras de todos os tipos. Hoje olho pros meus textos e consigo identificar sua evolução. Indico à todos a prática da escrita.
- Fale um pouco sobre seu livro “Curtos e surtos”.
O livro Curtos e Surtos se consagrou no ano passado, é um apanhado de vivências que registrei com a escrita durante anos. O nome do livro faz menção à curto circuito, a textos curtos em formato crônica e minha experiência com o surto. O livro é um convite ao leitor que irá se aventurar numa escrita que representa ao máximo uma mente Bipolar, tentando se organizar em meio ao caos da vida e sentimentos. Como explico na introdução, não há passagem lógica ou cronológica, apenas a busca pela organização interna.
- Seu livro é sobre a sua vivência com o Transtorno Bipolar. Em seu entendimento, escrever te ajudou a melhorar, ou seja, o livro fez/faz parte do seu tratamento?
Escrever pra mim é existir. Não me foi aconselhado como tratamento, mas eu indico sempre. Minhas vivências com o Transtorno Bipolar não me rotulam, lembrando sempre que um diagnóstico não é feito pra isso e sim para auxiliar o médico no melhor tratamento. Com a prática da escrita e com o poder de ajuda e esclarecimento que o livro carrega, muitas pessoas me procuram, principalmente em momento de crise. Vale ressaltar que eu não ajudo por ajudar e sim porque a liberação do outro tem a ver com a minha. O mundo é uma via de mão dupla. Já deixo uma dica a quem faz qualquer tipo de tratamento, não o abandone sem o consentimento do seu médico.
- Qual o seu próximo projeto?
Estou trabalhando no próximo livro que não necessariamente tem a ver com o Transtorno Bipolar, mas, talvez, com a quantidade de remédios que tomo e sua repercussão em minha vida. Ainda trabalho com crônicas, mas de uma forma diferente. Assim que o projeto sair, ou "tomar corpo" irei divulgar.
- Deixe um recadinho aos leitores do Pacote Literário.
Olá, leitores do Pacote Literário! Prontos pra uma aventura intensa, profunda e poética? Leiam Curtos e Surtos e entrem em contato comigo pelo e-mail curtosesurtos@gmail.com ou pelo insta @curtosesurtos e vamos conversar! Agradeço o espaço!
Espero que tenham gostado da entrevista! Caso tenham mais perguntas para Mariana, ela ficará feliz com sua visita através do seu Instagram.
Mari, o Pacote Literário agradece pela sua atenção e lhe deseja todo sucesso!
Eu amo ler entrevistas, é uma forma de conhecermos os autores além dos livros que chegam na nossa estante. Sucesso a ela e na parceria de vocês. S2
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob