26 de junho de 2020

[Resenha da Isa] Curtos e surtos


#PRACEGOVER: Capa do livro
CURTOS E SURTOS

Autora: Mari Tibo
Editora: Fora da caixa
Ano: 2019
Páginas: 174
Minha classificação: 5/5 

Sinopse: CuRtOsEsUrToS narra a trajetória de Mari Tibo, que aos 30 anos se depara com o diagnóstico do Transtorno Bipolar. Entre remédios, Psicólogos e Psiquiatra, o livro relata sua experiência com o hospital psiquiátrico e a ECT, antigo eletrochoque. Contém "Diário de Choque", onde é relatado com detalhes as primeiras sessões. Numa narrativa simples, direta e poética, vê-se também a complexidade e a luta pela saúde mental. Leve, intenso, emocionante e sensível, aborda a busca pelo sentido da vida, da comunidade, da família e dos amigos . Compartilhar essa experiência com temas tão atuais atingirá o leitor ajudando-o a entender o Transtorno Bipolar. Além de o leitor ter acesso a um relato real de como lidar com o transtorno, CuRtOsEsUrToS alcançará também as famílias e amigos envolvidos assim como a comunidade médica Psiquiátrica. Esse é um diário de fatos reais.


E aí leitores!

Hoje venho contar para vocês o que eu senti ao ler “Curtos e Surtos” da autora parceira Mariana Tibo, publicado pela Editora Fora da Caixa.

Trata-se de um livro escrito em primeira pessoa em que Mariana retrata a descoberta do Transtorno Bipolar. Aos 30 anos, ela se vê no meio de crises constantes. Uma luta interna entre o querer buscar algo que a fizesse completa e a depressão profunda ao ponto de não ver mais sentido em sua vida.

O livro nos traz relatos dos sentimentos diversos da autora. Textos diários que nos fazem reviver com ela os tratamentos de Eletroconvulsoterapia (ECT), o uso dos remédios, as obsessões, as consultas com psicólogos e psiquiatras. Relatos de situações em que a alegria parecia transbordar e outras em que se torturar parecia ser a única forma de alívio.

Mariana escreve de forma objetiva e mescla seus sentimentos diários com poemas seus e algumas citações.

Eu quero dizer que fazer uma resenha como essa é desafiador e ao mesmo tempo gratificante. Conheci a Mari quando criança, e mesmo não tendo acompanhado os caminhos pelos quais ela trilhou após o período de 1 ano em que ela foi o meu “braço direito” quando eu estava no ensino fundamental, sempre nutri um carinho enorme por ela.


#PRACEGOVER: Paisagem natural, o livro ao centro, na vertical, recostado em um
galho. FOTO: Mariana Tibo


Hoje, adulta e não tendo presenciado esses momentos da vida da Mari, me sinto feliz pela coragem que ela teve em dividir os pensamentos dela com os leitores. Isso é ato de coragem e de amadurecimento.

O livro é forte e não é fácil de digerir. Fiquei presa e inquieta. É uma leitura extremamente necessária para entender o Transtorno de Bipolaridade, o quanto o apoio da família e dos amigos é importante, o tempo e a paciência necessários para acertar com os tratamentos.

Ao mesmo tempo é poético, profundo e com um final que nos faz torcer por um novo começo cheio de possibilidades.

Vale a leitura!

Ah, em breve teremos a entrevista com a autora, para que vocês conheçam um pouquinho mais sobre ela.

E vocês, curtem leituras que falam sobre transtornos mentais? Não deixem de comentar e me indicar.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo vermelho, com letras brancas. A forma de um coração humano grande centralizado. Dentro dele, o nome da autora e o título.



#PRACEGOVER: Logo do Pacote Literário,
inscrição "Matéria de Isadora Postado Karla Samira"

Um comentário:

  1. Que resenha linda! Fico feliz quando o livro atinge seu objetivo de tocar profundamente o leitor! Muito obrigada à todos do Pacote Literário! Um beijo!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.