9 de junho de 2020

[Resenha da Karla] Educação não violenta


#PRACEGOVER: Capa do livro
EDUCAÇÃO NÃO VIOLENTA

Autor (a): Elisama Santos
Editora: Paz & Terra
Ano: 2019
Páginas: 168
Minha classificação: 5/5 

Sinopse: A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo – e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A ideia é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica.
Assim, a autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa: a comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg; a atenção plena (mindfulness), do zen-budismo; a disciplina positiva, de Jane Nelsen; e a inteligência emocional, de Daniel Goleman.
Este livro é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.



Olá, leitores do Pacote Literário!


Hoje venho trazer para vocês a resenha desse livro fantástico da Elisama Santos, publicado pela Editora Paz & Terra.



Especialista em Comunicação não violenta, Elisama fala aos pais durante todo o livro, convocando-nos a todo momento à empatia, ao diálogo, à escuta compreensiva e à gentileza, claro, sem perder a firmeza que nos exige a responsabilidade como pais.



Quando se fala em disciplina positiva, comunicação não violenta e direcionamento Montessori, muitos pais torcem o nariz. Entre o autoritarismo repugnante e a permissividade desvairada, que fazem tão mal a qualquer ser humano, alguns mecanismos podem nos oferecer o equilíbrio!


"A previsibilidade que as regras trazem melhora a capacidade de cooperação e auxilia no desenvolvimento das responsabilidades."

O recurso da educação não violenta explicado por Elisama e que mais me tocou foi a validação do sentimento do outro. Assim que comecei a pôr em prática, deu resultado em todas as minhas relações e eu fiquei de queixo caído!

Às vezes, é quase impossível saber o que o outro sente. Mal nos damos conta do que sentimos, como poderemos “adivinhar” o que o outro quer? Outras vezes, pelo comportamento, é óbvio o sentimento do outro. E, mesmo quando sabemos... costumamos simplesmente desconsiderar absolutamente.

Elisama nos chama a refletir e, assim, ter cuidado ao tratar do sentimento do outro. Ela não diz para, simplesmente, deixar o filho fazer o que bem entender. Pelo contrário. Precisamos dar as diretrizes que julgamos adequadas para que nossos filhos possam se desenvolver plenamente e serem capazes de lidar com os próprios sentimentos. Não podemos determinar o que eles devem sentir, mas podemos ensinar como devem reagir a cada sentimento.

"Violência e amor. Se ensino aos meus filhos que bato neles porque os amo, estou informando que, em determinadas situações, os sentimentos e julgamentos deles justificam as palmadas sobretudo se nomeados como amor."

Aprendi com Elisama que a empatia, para tudo o que permeia a relação entre pais e filhos, é fundamental! Ela também nos convoca a analisar para mudar o que pode ser melhorado daqui em diante, sem culpas e julgamentos dos tempos que já passaram, quando ainda não tínhamos esse conhecimento.

#PRACEGOVER: Livro centralizado, apoiado em uma boneca de pano. Em volta,
uma arma de brinquedo, uma bolinha roxa, um pedaço de corda, lápis de cor e
um marcador do Pacote Literário.


Por fim, ela nos chama a olha para dentro, em uma conversa sobre nós mesmos. O último capítulo traz, de forma muito clara, uma reflexão de como anda nossa escuta aos nossos sentimentos, nosso respeito à nossa rotina e se incluímos nela algo que nos faz bem... Percebi que, sem me reconectar comigo mesma, jamais conseguirei me conectar com minha filha para uma relação sem tantos percalços.

O livro é simplesmente sensacional, os questionamentos são muitos e as respostas que passam a surgir de nossos filhos passam primeiramente por nós mesmos. Criar filhos, assim como qualquer outra relação, exige paciência, dedicação, ajuste de perspectivas e, claro, amor para conduzi-los por um caminho que realmente leve ao ponto onde queremos vê-los no futuro.

Agradeço à Elisama por ser luz nesse mundo tão difícil e competitivo!

Por tudo o que falei acima, não há como não recomendar esse livro a todas as pessoas, principalmente aos pais e educadores, para se aprofundarem em si mesmos e perceberem mudanças palpáveis em sua rotina, como já ocorreu comigo.

E vocês, curtem esse tipo de leitura? Já leram algo nesse sentido? Não deixem de comentar!

#PRACEGOVER: A capa do livro tem o título grande, centralizado em toda a sua extensão. Acima, o nome da autora e abaixo a inscrição "Como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças".




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"



2 comentários:

  1. Ah eu gosto sim desse tipo de livro, embora não leia muito. Acho que ler sobre como educar de maneira certa os filhos tem ótimos resultados no futuro e como quero ter muitos filhos haha preciso ler bastante sobre.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Oi Karlinha
    Eu adoro esta temática e desde que você comentou sobre esta autora, eu morro de vontade de ler seus livros!
    Adorei a dica e o post ficou ótimo
    Faz todo sentido a proposta dela, né?
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.