10 de junho de 2020

[Resenha da Karla] A última tempestade


#PRACEGOVER: Capa do livro

A ÚLTIMA TEMPESTADE

Autora: Luciane Monteiro
Editora: InVerso
Ano: 2020
Páginas: 286
Minha classificação: 5/5 

Sinopse: Laura Viana cresceu nos Estados Unidos, porém retornou ao Brasil para buscar suas raízes e fugir de uma decepção amorosa. Contudo o destino não lhe reservou boas surpresas em sua terra natal e o Texas voltou a ser seu destino, onde teria que remexer velhas feridas e tentar sentir-se segura novamente.
A Última Tempestade aborda a violência doméstica e psicológica contra a mulher, descrevendo uma dentre milhares de histórias que poderiam ter retratado dramas reais vivenciados por diferentes mulheres. Contudo, o foco deste livro não é apenas a violência doméstica, mas a esperança, o modo como a personagem renasce e recomeça, juntando os cacos de si mesma.
O destaque é o amor, a amizade, a persistência. É por isso que o livro traz dois momentos na vida da personagem, mostrando as tempestades e calmarias que intercalam nossas vidas.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho trazer para vocês as minhas impressões sobre A última tempestade, livro de Luciane Monteiro recebido em parceria com a Editora InVerso.

Primeiramente, parabenizo à autora e à editora por um livro que aborda um tema absolutamente necessário: a violência doméstica. A existência do livro já é uma grande vitória, tendo em vista o cenário social em que vivemos, com feminicídios estampados diariamente nos jornais.

O livro nos conta a história de Laura, que nasceu no Brasil. Para que não tivesse uma infância marcada pela violência, sua mãe se mudou para os Estados Unidos, onde ela cresceu.

Decidida a seguir a carreira de moda, Laura se dedicou muito para tentar ter “o seu lugar ao sol” na profissão. Após vários desentendimentos e problemas no relacionamento, teve que fazer difíceis escolhas nesses dois âmbitos da vida.

Entre amores do passado e do presente, Laura entra em um relacionamento abusivo. Quando digo “entra”, quero dizer que ninguém, à primeira vista, poderia imaginar que seria um relacionamento abusivo.

Como no caso da maioria das vítimas de homens que usam sua força física e emocional para abusarem e reduzirem as mulheres a nada, o de Laura não foi diferente.

Seu marido chegou de mansinho e, de forma cada vez mais convincente, a afastou de tudo e de todos os que ela amava, destruiu a sua autoestima, a relegou ao último plano de sua vida e criou nela uma dependência que a deixou inerte por muito tempo.

O livro se desenvolve de uma maneira espetacular e intensa, com uma escrita fácil, mesmo sobre um tema tão pesado.

As cenas dos abusos sofridos por Laura são difíceis (para não dizer quase impossíveis) de se ler. Mas vale a pena, pois cada personagem foi extremamente bem construído e o final não deixou nenhuma ponta solta.


#PRACEGOVER: Fundo neutro, livro centralizado cercado por um bolo colorido e docinhos.

Na história, acompanhamos uma viagem maravilhosa que sai do campo e passeia por diversos pontos turísticos dos Estados Unidos, fiquei com água na boca para percorrer aqueles caminhos junto dos personagens.

Temos Alice, uma linda menininha por quem é impossível não se apaixonar. Conrado, outro personagem que me tocou bastante, principalmente por cumprir a sua promessa e ter a coragem de realmente “ir até o fim” quando o assunto era proteger a filha.

E, como nem tudo são flores nessa vida de leitora, poucas vezes senti tanta raiva de um personagem quanto senti de Emma!

Amo quando um livro me faz sentir tanto amor e ódio pelos personagens e suas atitudes.

Muitas são as lições aprendidas na leitura. Para além das questões de abuso e violência doméstica, fica nítido no livro que um casamento que acontece apenas em virtude de uma gravidez indesejada, normalmente não traz felicidade. 

A escrita de Luciane reveza presente e passado com muita propriedade. Já quero ler tudo o que a autora escreve e, antes da metade desta leitura, já havia procurado outros livros dela para adicionar à lista de desejados.

Vocês podem me perguntar: e o que tem a ver a foto do livro ao lado de um bolo de aniversário? O que posso dizer é que está completamente dentro do contexto: os doces descritos na história me deram água na boca, mas o motivo vocês terão que ler para descobrir!

Edição linda da InVerso, com muito simbolismo entre o título, a capa e a história. As páginas são amareladas e a fonte confortável à leitura. Revisão impecável!

Recomendo a todos, especialmente a quem gosta de fortes dramas!

E vocês, curtem esse tipo de leitura? Me recomendem os livros nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa tem fundo azulado e a silhueta de uma mulher com um guarda chuva. O título e o nome da autora vêm logo abaixo, centralizados.



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.