30 de agosto de 2019

[Resenha] Os olhos de Emma

OS OLHOS DE EMMA
Autor (a/es): Sheila Hocken
Editora: Record
Ano: 1977
Páginas: 192



Sinopse: Com fina sensibilidade e bom-humor Sheyla Hocken relata como perdeu sua visão e as transformações em sua vida que se fizeram necessárias.
Um processo difícil que ela relata mostrando, inclusive, uma presença de espírito divertida e muitas dicas para a convivência com os deficientes visuais, mostrando os erros mais comuns cometidos pelos "que enxergam". Quando adquire Emama, cão-guia, ganha nova liberdade passando a integrar os grupos de apoio ao adestramento destes cães. Uma história verdadeira, surpreendente e comovente!


Bom dia leitores do Pacote Literário! Hoje vim trazer uma indicação de um livro que li nos últimos tempos. Trata-se de “Os Olhos de Emma” de Sheila Hocken.

O livro traz a história de uma jovem que viveu na década de 1940 no Reino Unido. Nasceu numa família em que todos possuíam deficiência visual e com ela não foi diferente. Sheila Hocken narra, logo nas primeiras linhas do livro que, quando criança, não foi educada com a ideia de que não enxergava. 

Sua casa tinha uma rotina que considerava comum e somente depois de algum tempo, principalmente quando iniciou com muito custo os estudos em uma escola “comum” que se deu conta das suas limitações. Não haviam professores capacitados nem materiais adaptados. 

A jovem descobriu que o mundo não estava preparado para lidar com uma pessoa com deficiência. Teve dificuldade em se aceitar e por muitas vezes agiu como se enxergasse perfeitamente por pura vergonha. 

Fato curioso foi na adolescência. Quando ia a festas, muitas vezes ficava perdida no meio do salão após uma dança por seus amigos estarem longe e por ter receio de demonstrar que precisava de ajuda. 

A vida de Sheila toma um rumo diferente quando a Cão-guia Emma entra em sua vida. As duas estabelecem uma relação de puro amor e companheirismo e Sheila fortalece bastante sua independência. 

O livro retrata com detalhes, o quanto os Cães-guia são perspicazes e explica um pouco de como é a fase de treinamento e de interação com o futuro dono desde os primeiros dias. 

Emma é extremamente inteligente e dá inúmeras provas de que é confiável ao longo do livro. As companheiras vivem aventuras e momentos inesquecíveis. 

Sheila passa por experiências inusitadas como andar a cavalo e supera expectativas ao conseguir trabalhar, cuidar de Emma e de seus gatos de estimação, morar sozinha e ser vaidosa. Conhece o grande amor de sua vida e faz com que o leitor se prenda à sua história. 

É interessante dizer que provavelmente para mim, pessoa com deficiência visual (baixa visão), o livro teve um peso talvez um pouco diferente do que teria para uma pessoa que enxerga normalmente. Foram muitos os momentos em que me identifiquei com as incertezas e medos de Sheila. Passei até por situações idênticas às dela. 

Tive a minha fase de querer passar por cima das minhas limitações, de ter vergonha de pedir ajuda e não valorizar minhas qualidades. Assim como Sheila, tive dificuldade quanto à acessibilidade nos lugares por onde passei e ainda convivo com as caras de espanto quando demonstro ter uma vida comum como qualquer outra. 

Por meio dessa história, percebi que o preconceito sobrevive de geração em geração. Somos nós deficientes que precisamos provar o tempo todo que podemos ocupar com maestria nosso lugar no mundo. Como fazer isso? 

Vivendo, estudando, saindo com os amigos, se divertindo, se apaixonando, lutando por mais acessibilidade e empatia. 

Vale a pena ler o livro e internalizar tudo que ele nos ensina.





22 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obram, mas gostei do que li. Através da sua resenha consegui sentir um pouco do que o livro quer transmitir. Não tenho vivência com pessoas com qualquer deficiência, mas sei o quanto devem sofrer e o melhor é saber que nem todos deixam se abater por isso. Anotei a dica e espero que sua vida seja repleta das melhores coisas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mais uma resenha muito bem feita pela Isadora. Muito bom também é o toque dado ao perceber a interação de sua história com a da própria autora.
    Parabéns ao Pacote Literário pela parceria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Isadora é um sucesso que muito engrandece o nosso blog!

      Excluir
  3. Olá!

    Achei a resenha incrível, parabéns. O livro eu não conhecia e pode ser coisa da minha cabeça, mas um livro que retrata 1940 poderia está falando fácil de 2019 e isso não é uma coisa positiva, hoje não deveríamos lutar por acessibilidade. deveria ser tão comum como beber água. Enfim, achei bem interessante a história, vou procurar ler assim que aparecer uma brecha. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Também considero que a acessibilidade deveria ser comum, algo pelo que não precisaríamos lutar em pleno 2019.

      Excluir
  4. Que história linda! E amei a resenha!

    Fiquei bem interessada na história, por mostrar a relação linda e saudável que se constrói entre a Sheyla e a Emma, a confiança, a forma como Emma a ajuda a superar seus obstáculos e perceber que pode sim ter uma vida normal, mesmo quando o mundo não oferece as oportunidades que deveria e não haja a acessibilidade necessária.

    Se hoje em dia a inclusão ainda é uma luta diária e na prática não vemos tanta acessibilidade, imagine na década de 40!!! A Sheyla é uma guerreira por ter superado tantas coisas.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Realmente é algo inimaginável em 2019, essas pessoas sofreram demais na década de 40. O que mais revolta é ainda termos que lutar tanto por acessibilidade em pelo 2019!

      Excluir
  5. Oiiii,

    Adoro livros que não trazem aprendizado, principalmente quando as circunstâncias são do tipo em que pensamos que perderíamos tudo. Gostei de conferir suas impressões e ver como a história te tocou, fiquei curiosa para saber como a personagem de se desenvolverá junto ao cão guia.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! É realmente um livro bem tocante!

      Excluir
  6. Achei a proposta do livro bem interessante e diferente de tudo que costumo ler. Só isso já acabou me instigando a conhecer mais sobre a história. O tema é extremamente importante, pois infelizmente o preconceito ainda é muito presente em nossa sociedade e acredito que o livro seja uma crítica bem construída sobre esse triste fato.
    Já anotei sua dica literária aqui. Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Depois que realizar a leitura, não deixe de avisar ao Pacote Literário para que possamos conferir suas impressões! Beijos!

      Excluir
  7. Oi!
    Não conhecia o livro, mais fiquei curiosa sobre ele e a interação de Sheila e Emma, o relacionamento entre o cão e seu dono é lindo de se presenciar. Seu depoimento me tocou fundo, pois na sociedade tudo o que não se enquadra, transforma em dificuldade, parabéns pela resenha e sua sinceridade, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Realmente é um lindo relacionamento, os animais sempre nos surpreendem positivamente, não é mesmo?

      Excluir
  8. Oi!
    O bacana de livros mais antigos é que podemos conhecer um pouco de determinada época.
    Nunca li nada escrito por um deficiente visual, narrando sua vida e seus problemas diários. Sempre vi cães guia, mas é um pouco dificil termos essa noção da relação e importancia deles.
    Muito legal o impacto que o livro teve sobre você, por você ter se identificado com ele.
    Depois da sua resenha irei coloca-lo na minha lista de leitura para conhecer mais detalhes da história e poder indicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Depois que realizar a leitura, venha contar ao Pacote Literário as suas impressões, ok? Beijos!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra e já vou procurar, amo livros assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Depois de realizada a leitura, não se esqueça de voltar para nos contar o que achou, ok? Beijos!

      Excluir
  10. Olá Isadora e Karla
    Eu amei esta dica!
    Li algumas histórias sobre cães-guia e adorei!
    Esta, apesar de uma edição antiga, ainda não conhecia. Já vai pra lista
    Excelente post!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Realmente são histórias lindas e motivadoras. Frequentemente os animais nos surpreendem positivamente, não é mesmo? Depois de ler, volte para nos contar o que achou. Beijos!

      Excluir
  11. Olá,tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas fiquei super interessada em conferir, ainda mais depois do seu depoimento no final sobre como o livro retrata bem as dificuldades, receios e a realidade de deficientes visuais. Fiquei bem curiosa para conferir todas essas situações e para saber um pouco mais sobre os cães guias também. Acho super importante este tipo de livro, pois nos conscientiza e nos ajuda a ver uma realidade diferente, que muitas vezes não é a nossa. Amei sua resenha! Dica anotada! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Depois de realizar a leitura, não esqueça de voltar ao Pacote Literário para sabermos as suas impressões sobre o livro. Beijo!

      Excluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.