31 de janeiro de 2019

DESAFIO: 12 livros, 12 países, 12 receitas


Olá, leitores queridos!

O post de hoje é o primeiro de mais um desafio delicioso do qual o Pacote Literário decidiu participar, juntamente com o Blog Mãe Literatura e a amiga Claudia Vasconcelos!

Pretendo alinhar com o Desafio volta ao mundo, pois nesse também a ideia é inovar as leituras com autores de 12 nacionalidades diferentes.

Só que, além disso, devemos fazer uma receita do país onde o autor nasceu!

Para começar, o país escolhido foi Estados Unidos.

O LIVRO:


GAROTA EM PEDAÇOS
Autor (a): Kathleen Glasgow
Editora: Outro Planeta
Ano: 2017
Páginas: 384
Classificação: 4/5

Sinopse: Além de enfrentar anos de bullying na escola, Charlotte Davis perde o pai e a melhor amiga, precisando então lidar com essa dor e com as consequências do Transtorno do Controle do Impulso - um distúrbio que leva as pessoas a se automutilarem. "Viver não é fácil". Quando o plano de saúde de sua mãe suspende seu tratamento numa clínica psiquiátrica - para onde foi após se cortar até quase ficar sem vida -, Charlotte Davis troca a gelada Minneapolis pela ensolarada Tucson, no Arizona (EUA), na tentativa de superar seus medos e decepções. Apesar do esforço em acertar, nessa nova fase da vida ela acaba se envolvendo com uma série de tipos não muito inspiradores.

Cansada de se alimentar do sofrimento, a jovem se imbui de uma enorme força de vontade e decide viver e não mais sobreviver. Para fugir do círculo vicioso da dor, Charlotte usa seu talento para o desenho e foca em algo produtivo, embarcando de cabeça no mundo das artes. Esse é o caminho que ela traça em busca da cura para as feridas deixadas por suas perdas e os cortes profundos e reais que imprimiu em seu corpo.


Resenha

O livro nos conta a história de Charlotte, Charlie para os íntimos, uma garota que, após tentar resolver os problemas de sua vida e não conseguir, encontra na automutilação uma forma de, pelo menos, parar de sentir aquela dor.

A história me marcou bastante pela forma como fiquei conhecendo a cabeça de uma pessoa que sofre tanto ao ponto de se auto mutilar! 

A vida de Charlotte é marcada por várias perdas desde criança. Ela sofre bullying na escola, passa por muito tumulto com escolhas erradas que lhe deixam completamente confusa.

Charlie chega até mesmo a morar na rua. Quando ela vai ao fundo do poço, é levada a um hospital especializado para tratamento e, então, algo acontece e ela precisa sair dali. A forma como ela sai também é muito triste.

E então ela troca o local onde sempre morou por uma cidade extremamente distante e tem que refazer a sua vida sozinha, sem qualquer perspectiva.

Junto à mudança de cidade, ocorre também a mudança interna. É claro que não acontece da noite para o dia, ela ainda sofre muito, mas se descobre em coisas, lugares e pessoas que ainda não havia experimentado.

A partir de então, apesar de passar por boas e péssimas experiências, vemos a evolução da personagem no tocante à prevenção da automutilação, até um dia em que passa uma avalanche em sua vida e a deixa completamente perdida novamente.

Charlie vai precisar de muita força para conseguir sair dessa!

Primeiro livro que leio da autora e já me encantei com sua escrita fluida e fácil de ler. Com narrativa em primeira pessoa, o livro tem muitos diálogos e muitas trechos em que a personagem principal fala a si mesma.

A história é muito triste, mas serve de alerta para que  possamos reconhecer as atitudes de Charlotte em amigos e familiares que possam estar sofrendo os mesmos problemas e tentar, de alguma maneira, ajudar.

Indico a quem curte bons dramas e leituras sobre o comportamento humano.

A RECEITA:

A receita escolhida foi o hambúrguer original americano, que leva uma mistura de carne, bacon, cebola e champignon e é recheado de presunto e mussarela.


Quando vi que a água do champignon deveria ser misturada à carne, logo imaginei que não daria certo. Mas, para minha total surpresa, foi a melhor carne de hambúrguer que já comi em minha vida!

Coloquei a carne no pão com gergelim e adicionei maionese, ovo, tomate e alface americana.


Para ver as escolhas de país, receita e livro da Clauo, é só entrar no blog Mãe Literatura, cujo link está acima!

Cláudia Vasconcelos, a Cau, coincidentemente escolheu Estados Unidos, o livro foi A mulher na janela e o prato foi meatloaf, o famoso bolo de carne americano.


Comentários da Cau: "O livro escolhido foi A Mulher na Janela, do americano A. J. Finn. Um suspense delicioso, com algumas reviravoltas, cheio de surpresas e que me prendeu do início ao fim. Anna Fox sofre de agarofobia, e passa seus dias trancada em casa vendo filmes, bebendo vinho e bisbilhotando a vizinhança pela sua janela. Até que um dia ela vê algo terrível na casa vizinha, mas sua credibilidade é posta em jogo pela polícia e pessoas conhecidas, e mesmo enfrentando seus medos e crises de pânico, ela tenta provar (inclusive para ela mesma) que o que ela viu realmente aconteceu. Será? Isso acontece nas nossas vidas a todo momento. O que a gente vê é, de fato, o que pensamos? Nossa percepção das coisas pode distorcer a realidade? Esse é um dos grandes mistérios do livro. 

A comida que escolhi, seguindo a sugestão da minha amiga Annie foi MEATLOAF, o típico bolo de carne que tanto vemos nos livros e filmes americanos. A receita foi do site http://www.vaicomeroque.com.br/meatloaf (adoro as receitas de lá). Ficou muito gostoso, bem úmido e rendeu bastante. Adorei a experiência!"


E aí? Você já leu os livros mencionados ou já fez alguma dessas receitas? Me conte nos comentários!

Até o próximo mês!!!




5 comentários:

  1. Amei suas escolhas, tanto do livro (quero muito ler), como do hambúrguer (com certeza irei fazer logo!). Também estou adorando participar deste desafio com vocês e de todas as nossas conversas sobre comida..hahaha Ansiosa pela experiência no próximo mês!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá! Obrigada por seu comentário! Que bom que gostou das minhas escolhas! É maravilhoso compartilhar essas delícias literárias e gastronômicas com vocês! Beijos!!!

      Excluir
  2. Olá! Amei esse desafio! Ideia maravilhosa, juntar duas coisas perfeitas livros e comidas, não tem melhor! Sua escolha de livro e comida também, tenho bastante vontade de ler esse livro e amo hambúrguer!


    https://blogpaginasembranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por seu comentário! Pois é, estou muito feliz em juntas essas outras duas paixões e aprender pratos novos! Quem sabe você também não se desafia e participa conosco? Beijos!!!

      Excluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.