Olá, leitores queridos!
O post de hoje é o primeiro de mais um desafio delicioso do qual o Pacote Literário decidiu participar, juntamente com o Blog Mãe Literatura e a amiga Claudia Vasconcelos!
Pretendo alinhar com o Desafio volta ao mundo, pois nesse também a ideia é inovar as leituras com autores de 12 nacionalidades diferentes.
Só que, além disso, devemos fazer uma receita do país onde o autor nasceu!
Para começar, o país escolhido foi Estados Unidos.
O LIVRO:
GAROTA EM PEDAÇOS
Autor (a): Kathleen Glasgow
Autor (a): Kathleen Glasgow
Editora: Outro Planeta
Ano: 2017
Páginas: 384
Classificação: 4/5
Sinopse: Além de enfrentar anos de bullying na escola, Charlotte Davis perde o pai e a melhor amiga, precisando então lidar com essa dor e com as consequências do Transtorno do Controle do Impulso - um distúrbio que leva as pessoas a se automutilarem. "Viver não é fácil". Quando o plano de saúde de sua mãe suspende seu tratamento numa clínica psiquiátrica - para onde foi após se cortar até quase ficar sem vida -, Charlotte Davis troca a gelada Minneapolis pela ensolarada Tucson, no Arizona (EUA), na tentativa de superar seus medos e decepções. Apesar do esforço em acertar, nessa nova fase da vida ela acaba se envolvendo com uma série de tipos não muito inspiradores.
Cansada de se alimentar do sofrimento, a jovem se imbui de uma enorme força de vontade e decide viver e não mais sobreviver. Para fugir do círculo vicioso da dor, Charlotte usa seu talento para o desenho e foca em algo produtivo, embarcando de cabeça no mundo das artes. Esse é o caminho que ela traça em busca da cura para as feridas deixadas por suas perdas e os cortes profundos e reais que imprimiu em seu corpo.
Cansada de se alimentar do sofrimento, a jovem se imbui de uma enorme força de vontade e decide viver e não mais sobreviver. Para fugir do círculo vicioso da dor, Charlotte usa seu talento para o desenho e foca em algo produtivo, embarcando de cabeça no mundo das artes. Esse é o caminho que ela traça em busca da cura para as feridas deixadas por suas perdas e os cortes profundos e reais que imprimiu em seu corpo.
Resenha
O livro nos conta a história de Charlotte, Charlie para os íntimos, uma garota que, após tentar resolver os problemas de sua vida e não conseguir, encontra na automutilação uma forma de, pelo menos, parar de sentir aquela dor.
A história me marcou bastante pela forma como fiquei conhecendo a cabeça de uma pessoa que sofre tanto ao ponto de se auto mutilar!
A vida de Charlotte é marcada por várias perdas desde criança. Ela sofre bullying na escola, passa por muito tumulto com escolhas erradas que lhe deixam completamente confusa.
Charlie chega até mesmo a morar na rua. Quando ela vai ao fundo do poço, é levada a um hospital especializado para tratamento e, então, algo acontece e ela precisa sair dali. A forma como ela sai também é muito triste.
E então ela troca o local onde sempre morou por uma cidade extremamente distante e tem que refazer a sua vida sozinha, sem qualquer perspectiva.
Junto à mudança de cidade, ocorre também a mudança interna. É claro que não acontece da noite para o dia, ela ainda sofre muito, mas se descobre em coisas, lugares e pessoas que ainda não havia experimentado.
A partir de então, apesar de passar por boas e péssimas experiências, vemos a evolução da personagem no tocante à prevenção da automutilação, até um dia em que passa uma avalanche em sua vida e a deixa completamente perdida novamente.
Charlie vai precisar de muita força para conseguir sair dessa!
Primeiro livro que leio da autora e já me encantei com sua escrita fluida e fácil de ler. Com narrativa em primeira pessoa, o livro tem muitos diálogos e muitas trechos em que a personagem principal fala a si mesma.
A história é muito triste, mas serve de alerta para que possamos reconhecer as atitudes de Charlotte em amigos e familiares que possam estar sofrendo os mesmos problemas e tentar, de alguma maneira, ajudar.
Indico a quem curte bons dramas e leituras sobre o comportamento humano.
A RECEITA:
A receita escolhida foi o hambúrguer original americano, que leva uma mistura de carne, bacon, cebola e champignon e é recheado de presunto e mussarela.
Quando vi que a água do champignon deveria ser misturada à carne, logo imaginei que não daria certo. Mas, para minha total surpresa, foi a melhor carne de hambúrguer que já comi em minha vida!
Coloquei a carne no pão com gergelim e adicionei maionese, ovo, tomate e alface americana.
Para ver as escolhas de país, receita e livro da Clauo, é só entrar no blog Mãe Literatura, cujo link está acima!
Cláudia Vasconcelos, a Cau, coincidentemente escolheu Estados Unidos, o livro foi A mulher na janela e o prato foi meatloaf, o famoso bolo de carne americano.
Comentários da Cau: "O livro escolhido foi A Mulher na Janela, do americano A. J. Finn. Um suspense delicioso, com algumas reviravoltas, cheio de surpresas e que me prendeu do início ao fim. Anna Fox sofre de agarofobia, e passa seus dias trancada em casa vendo filmes, bebendo vinho e bisbilhotando a vizinhança pela sua janela. Até que um dia ela vê algo terrível na casa vizinha, mas sua credibilidade é posta em jogo pela polícia e pessoas conhecidas, e mesmo enfrentando seus medos e crises de pânico, ela tenta provar (inclusive para ela mesma) que o que ela viu realmente aconteceu. Será? Isso acontece nas nossas vidas a todo momento. O que a gente vê é, de fato, o que pensamos? Nossa percepção das coisas pode distorcer a realidade? Esse é um dos grandes mistérios do livro.
A comida que escolhi, seguindo a sugestão da minha amiga Annie foi MEATLOAF, o típico bolo de carne que tanto vemos nos livros e filmes americanos. A receita foi do site http://www.vaicomeroque.com.br/meatloaf (adoro as receitas de lá). Ficou muito gostoso, bem úmido e rendeu bastante. Adorei a experiência!"
E aí? Você já leu os livros mencionados ou já fez alguma dessas receitas? Me conte nos comentários!
Até o próximo mês!!!
Amei suas escolhas, tanto do livro (quero muito ler), como do hambúrguer (com certeza irei fazer logo!). Também estou adorando participar deste desafio com vocês e de todas as nossas conversas sobre comida..hahaha Ansiosa pela experiência no próximo mês!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá! Obrigada por seu comentário! Que bom que gostou das minhas escolhas! É maravilhoso compartilhar essas delícias literárias e gastronômicas com vocês! Beijos!!!
ExcluirOlá! Amei esse desafio! Ideia maravilhosa, juntar duas coisas perfeitas livros e comidas, não tem melhor! Sua escolha de livro e comida também, tenho bastante vontade de ler esse livro e amo hambúrguer!
ResponderExcluirhttps://blogpaginasembranco.blogspot.com/
Olá! Obrigada por seu comentário! Pois é, estou muito feliz em juntas essas outras duas paixões e aprender pratos novos! Quem sabe você também não se desafia e participa conosco? Beijos!!!
Excluir