22 de dezembro de 2017

[Resenha] O livro das listas

O LIVRO DAS LISTAS
Autor: Renato Russo
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Páginas: 220

Livro cedido em parceria com a editora




Sinopse: Além de artista compulsivo, dotado de uma criatividade sem limites, Renato Russo era também um ávido consumidor de toda forma de arte. Durante sua vida breve e produtiva, entre um palco e outro, estúdios e turnês, o líder da Legião Urbana usou todo seu tempo livre para descobrir novas obras e revisitar as que amava. Discos, livros, filmes, artistas e referências variadas eram rapidamente integradas ao vasto repertório de Renato, que organizava seu pensamento criativo por meio de listas, muitas listas. Feito a partir das anotações do artista, até hoje inéditas ao público, este livro apresenta um panorama de suas grandes influências acompanhadas de informações acerca dos artistas e obras mencionadas. Reveladoras dos temas de interesse que podem ter influenciado as composições de Renato, as listas não apenas serviam para classificar o que ele já conhecia e para indicar o que ele ainda pretendia ler, ouvir, assistir e viver, como também são uma forma de conhecer o processo criativo de um dos grandes nomes da cultura popular brasileira.




Essa resenha será feita de forma diferente, pois se trata de um livro bastante original e diverso de tudo o que já li.

É uma reunião de memórias de Renato Russo, um dos maiores compositores do estilo pop rock que o Brasil já teve.




Como vocalista da Banda Legião Urbana, Renato fez história com músicas como "Pais e filhos" e "Que país é este?", regravada por outros artistas posteriormente.

Sofia Mariutti, Tarso de Melo e Bia Abramo, os organizadores da obra, trabalharam muito bem na captação de dados, anotações e outros detalhes sobre a vida desse grande gênio.

De personalidade forte, à época em que iniciava sua carreira como músico, Renato Russo passava seus dias entre a faculdade, os ensaios e seu quarto, que era onde se dedicava às suas referências humanas e musicais.



"Eu mesmo não sabia tocar. Fiquei um ano pra tirar 'Blackbird', dos Beatles. Era muito, muito difícil. Até que apareceram os Pistols, fazendo três acordes e falando: 'Olha, vocês podem pegar um instrumento e fazer três acordes.' E era isso que a gente fazia." (Renato Russo)

Quando menciono referências "humanas", quero dizer que, ao ter conhecimento dos artistas, escritores e bandas que inspiravam Renato, tenho certeza de que não o influenciaram apenas na sua obra, mas principalmente no ser humano que era: questionador, que propunha a aceitação das diferenças, que lutava pelas minorias, dentre outras características típicas de quem lê e escuta mentes revolucionárias.





De forma minuciosa, o leitor é conduzido por listas que o cantor fazia (por isso o nome do livro). Desde listas com as que considerava as melhores músicas do mês, a listas do que precisava fazer durante determinado período, conhecemos um pouco mais sobre a história de Renato Russo. 

Percebemos que suas maiores referências musicais vieram do rock internacional e, por eu não ter o hábito de ouvir esse gênero musical, confesso que fiquei um pouco perdida em alguns momentos.




Porém, os organizadores foram além das listas e introduziram muitas informações a respeito de cada uma dessas referências, que não se encontram apenas na música, mas também nos cinemas e nos livros.


"Teve uma época em que li muito Thomas Mann... Mas, espera aí! Isto pode parecer que eu sou pedante, citando esse pessoal. Eu não fico trancado em casa lendo Mann, não é isso." (Renato Russo)


Assim, pude mergulhar pelo mar de inspirações de Renato Russo e posso garantir que, como amante dos livros e dos filmes, terminei a leitura e acrescentei muitos títulos às minhas respectivas listas.

Como fã do compositor e da banda, posso garantir que se trata de uma excelente leitura não apenas para quem curte a banda em si, mas para todos que gostem de música, cinema, literatura e, claro, para mentes revolucionárias.





A edição da Cia das Letras merece um capítulo à parte: está perfeita! As listas são originais, com a letra e desenhos feitos pelo próprio Renato. Também encontramos muitas fotos das pessoas, bandas, capas de livros e filmes das referências do cantor.


"Atualmente, eu também leio coisas 'B' - Stephen King, ou então biografias, da Glória Swanson, do Cecil B. De Mille." (Renato Russo)

O livro tem um tamanho um pouco maior que o normal, mas compreendo que seja necessário para que fosse possível reproduzir os citados originais de forma legível. As páginas amareladas e a fonte utilizada são confortáveis à leitura.

Leitura recomendadíssima!





Clique aqui e adicione O livro das listas no Skoob.



7 comentários:

  1. Podem falar o que for desse homem, mas amo as músicas dele. São grandes e lindas palavras, que gerações cantam até hoje.
    Bjks!

    Hanna Carolina.

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse livro de Renato Russo! Ele é um personagem peculiar da música brasileira e merece todas as nossas homenagens! Beijos e parabéns ao blog por aborda-lo.

    ResponderExcluir
  3. uau deve ser muito bom!!
    eu amo renato russo e legião, afinal de contas foi aqui na minha querida brasilia que eles se formaram
    não sabia desse liro, vai saber porque rsrs fiquei com muita vontade de ler ele e saber um pouco mais sobre essas anotações

    ResponderExcluir
  4. Olá Hanah!
    Não conhecia o livro, Renato Russo é um dos meus queridinhos do Rock, não só por sua genialidade por sua pessona incrível!
    Uma estrela que acredito jamais se apagara.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Karla!
    Esse livro parece perfeito para os fãs do cantor. Conheço algumas músicas dele e gosto de algumas. São muito tocantes e cheias de significado. Obrigada pela dica de leitura!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Acredito que o livro seja perfeito para os fãs do renato e do legião, ao mesmo tempo em q pode ser uma boa pedida para aqueles que se interessam mais por música, infelizmente não me interessei muito pelo livros.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. O LEGIÃO URBANA NÃO ERRA
    RENATO RUSSO DADO VILLA
    LOBOS MARCELO BONFÁ
    RENATO ROCHA

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.