16 de março de 2017

[Resenha] O Prédio, O Quanto e Erick


O PRÉDIO, O QUARTO E ERICK
Autora: Mônica Bokel Conceição
Editora: Chiado
Ano: 2016
Páginas: 194


Sinopse: O Prédio: Próximo a Cracolândia, em São Paulo; um estudante do interior, que vem à capital, aluga um cômodo num prédio invadido, o “125”. Conhece uma mulher viciada e seu filho. Entre tramas acaba envolvido em descobertas de um passado de desilusão de seus novos e antigos moradores.O Quarto: Narrada por duas amigas, que dividem um dilema e um segredo familiar. É ambientado no Rio de Janeiro, num antigo casarão já demolido, onde sua mais antiga proprietária; uma mulher intelectualizada; vive trancada em seu quarto a mais de trinta anos.Erik: Aceitação, o caráter e a esperança. Erik, um rapaz que morou dentro de um hospital em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, devido a um grave acidente. Entre questionamentos espirituais, o amor e entendimento da condição humana, diante do abandono e da escolha pela felicidade





A indicação de hoje vai para a coletânea de contos e crônicas que formam “O prédio, O Quarto e Erick“, de Mônica Bokel Conceição e lançado pela Chiado Editora.

O livro conta três histórias principais e eu vou falar um pouco sobre cada uma delas.

O PRÉDIO

Franklin é um rapaz que, inusitadamente, se encanta por um prédio numa região extremamente degradada da cidade de São Paulo. Conhecido pelo número 125, o edifício guarda sob suas paredes velhas e mofadas várias histórias de vidas complicadas e em desarmonia.

O rapaz passa a habitar o prédio, presenciar suas histórias de degeneração e se envolver com os fatos tristes, mas rotineiros, protagonizados pelos moradores. Consumo de drogas, violência e chantagens são comuns nesse universo distante da maioria de nós.


O QUARTO

Duas grandes amigas se vêem diante de um mistério, e buscam resposta ao tentar acessar um quarto que se mantém restrito a poucas pessoas da casa. Entre o medo do inesperado e a curiosidade, alguns fatos do passado podem vir à tona e mudar o entendimento da realidade da família.


ERICK

Erick é um rapaz que, pela sua irremediável nova condição, passa a se questionar sobre um rumo diferente para a vida. Sob a ótica de um amputado das pernas, dependente dos cuidados de terceiros, passa a entender o amor além do círculo familiar.



Os três contos abarcam temas da intimidade do ser humano. Os segredos contidos em muitos de nós nem sempre condizem com as ações exteriorizadas.

As amarras sociais, às vezes, nos impedem de discutir aflições comuns a muitas pessoas, entender e modificar comportamentos.

Como leitor, esperava, pela temática apresentada, que o desenvolvimento do enredo fosse mais incisivo e explorado, principalmente no conto “O Prédio”, pois a ideia em si poderia gerar fatos bem mais estarrecedores, contribuindo com o suspense e produtivamente com o realce da realidade.

De qualquer forma, a leitura nos envolve com seu tom enigmático, e permite que façamos nossa própria análise ao transportarmo-nos para o personagem. 

Cabe uma reflexão sobre a própria vida.

Clique aqui e adicione O Prédio, O Quarto e Erick no Skoob

Para adquirir:


4 comentários:

  1. Adorei o suporte para livros e os enfeites da estante! Gostei da premissa do livro, mas achei o título um pouco confuso. Vou procurar saber mais sobre ele...

    ResponderExcluir
  2. Oi Junior
    Não conhecia este livro, mas gostei da temática.
    Gosto muito dos livros da Chiado!
    Adorei a foto e seu post
    O título é bem curioso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros de contos e gosto muito dessa editora também, sempre com títulos maravilhosos.
    Parabéns pela resenha.

    bjks

    ResponderExcluir
  4. Curti. Principalmente o primeiro conto.
    Que lindo seu suporte de livros <3

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.