28 de dezembro de 2022

[Resenha] Coisa de menina?

 



Sinopse: As discussões sobre gênero parecem ter tomado o centro dos debates na atualidade. Entre elas, as questões que envolvem o feminino surgem com força e muita polêmica. Afinal, o que quer uma mulher? Essa famosa pergunta de Freud ecoou ao longo do século XX, quando várias ciências buscavam desbravar o enigma do ""continente negro"" feminino, em franca transformação.
Ao enigma do feminino, podemos contrapor o enigma do desejo: de homens, mulheres, lésbicas, gays, trans, neutros e todo o cada vez mais vasto espectro da sexualidade humana. O que é e como se revela o desejo? Por que sobretudo a sexualidade e o corpo da mulher foram profundamente recalcados no Ocidente? Quais as bruxas que nos perturbam? A que vêm os feminismos e quais nossos impasses hoje?
São esses temas que os psicanalistas Maria Homem e Contardo Calligaris analisam nesse livro, com coragem, franqueza e discernimento. Num mundo que vê o pensamento cada vez mais polarizado, os autores buscam promover a livre reflexão para, assim, repensar o feminino.





Em "Coisa de menina?" acompanhamos um diálogo entre ninguém menos que Contardo Caliligaris e Maria Homem - dois nomes que admiro demais - sobre temas muito atuais, em torno do feminino.

Feminismo, maternidade, como a sociedade se comporta de forma cada vez mais agressiva contra a mulher e a maneira como isso evolui desde os primeiros movimentos feministas.

Realmente, não dá pra entender uma sociedade que cobra tanto a maternidade da mulher e, ao mesmo tempo, não tolera comportamentos típicos da infância. Querem "mini-adultos" já ao nascer e, se não é assim, adivinha de quem é a culpa? Da mãe, é claro!

Uma coisa que sempre falo e que está presente no livro é como o machismo atrapalha também o homem. A masculinidade pode ser diminuída simplesmente pelo fato de se usar uma roupa em tom rosa ou de soltar algumas lágrimas perto de outras pessoas.

A linguagem do livro é simples e a leitura foi bem dinâmica, tendo em vista se dar em forma de conversa. Nota-se que ambos os autoras têm ideias extremamente revolucionárias e as expõem de forma crítica, pedagógica e, por vezes, irônica.

Adorei a leitura, que considero indispensável a quem estuda e quer aprender mais sobre feminismo e feminino.

E você, curte os autores? Já leu algo dentro dessa temática que queira me indicar? Seu comentário ajuda o conteúdo a chegar a mais pessoas, além de, claro, causar reflexões importantes do lado de cá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.