29 de março de 2022

[Resenha] Pequeno manual antirracista

 #PRACEGOVER Livro, ampulheta e canetas amarelas. A capa tem fundo amarelo, com nome da autora acima e título abaixo.


Sinopse: Dez lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo.
Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em dez capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.
Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.




Oi, oi!

Se eu te perguntar, assim na lata, se você é racista, o que me responderia? Suponho que diria que não.

Quem leu o livro "Pequeno manual antirracista" sabe que não basta não ser racista e usar aquela péssima expressão "até tenho amigos pretos".

Precisamos pensar no racismo estrutural que existe em nossa sociedade e, assim, identificarmos maneiras de acabar com ele.

Então quer dizer que temos que assumir a culpa? A palavra não é essa. Responsabilidade traduz melhor.

Esse é um pouco do conteúdo que @djamilaribeiro1 traz nesse livro que, de pequeno, tem apenas o tamanho.

Fui levada pela autora a refletir sobre posições e privilégios de uma maneira inédita e, assim, reconhecer como racismo várias situações que antes me passavam despercebidas.

Aqui, refletimos junto dela, que nos traz grandes ensinamentos em poucas palavras, com uma escrita extremamente ágil e de fácil compreensão.

Pequeno manual antirracista, de pequeno, só tem o número de páginas. É o tipo de livro que entrega o que promete: fazer o leitor pensar sobre racismo e, ainda, sobre formas efetivas de combatê-lo.

Bem curtinho, didático e necessário. Recomendo a todos!

E você, já leu algo da Djamila? Tem alguma leitura antirracista para me indicar?


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.