13 de fevereiro de 2022

[#12livrospara2022] Enclausurado

  

#pracegover Foto do livro com o fundo da minha estante. A capa tem fundo preto, traz nome do autor acima, uma página de jornal amassada e o título ao centro.



Sinopse: O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante — que é também tio do bebê —, assassinar o marido. Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade.





Olá! Hoje trago a resenha de mais uma leitura feita para o desafio dos #12livrospara2022 que faço com as amigas @mundinhodahanna e @maeliteratura

O post normalmente sai no dia 12, mas tive um imprevisto ontem, portanto trago o post hoje.

Enclausurado estava em minha estante há tempos e vocês o escolheram para o tópico "Livro com título de palavra única".

E gente, que história!

Imagine um bebê tão decepcionado que sequer queria nascer. Um casal som sérios problemas conjugais. Um poeta fracassado. Misture tudo isso com uma narrativa em primeira pessoa pela pessoa de quem menos se espera a narrativa!

Isso mesmo, o livro é narrado pelo feto e aqui já começou a me instigar bastante.

Ele nos conta um pouco de sua vida dentro da barriga de sua mãe e, atento aos acontecimentos, tira conclusões, sente e se revolta por, muitas vezes, não poder resolver as situações que estão ali à sua frente.

Sua mãe e o irmão de seu pai querem ficar juntos e, assim, têm um plano trágico para seu pai.

O feto impotente, na iminência de ficar órfão de pai, tenta interferir na sequência dos acontecimentos e a trama, muito bem construída, prende o leitor a todo tempo.

Fiquei muito curiosa quanto ao que viria a seguir e confesso que, assim como o feto, fiquei bem desanimada até certo ponto da leitura. Até que o autor revela um final bastante surpreendente, que vale toda a leitura.

Alguns leitores podem considerar o livro um tanto previsível, mas, mesmo se soubesse o que iria ocorrer, eu teria gostado muito de ler a forma como tudo se deu.

Ainda não conhecia a escrita do autor, que me surpreendeu bastante e, claro, recomendo muito a leitura!

E você, já leu ou tem vontade de ler algo desse autor? Já o conhecia?

Ah, e não deixe de passar nos blogs da Hanna e da Clauo para ver suas escolhas e resenhas desse mês! Estão imperdíveis!



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Um comentário:

  1. Oi Karlinha, achei genial a ideia do bebê decepcionado ainda na barriga da mãe. Deve ter sido uma leitura bem fora da caixinha mesmo. Amo nosso projeto, cada mês uma descoberta incrível. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.