1 de fevereiro de 2022

[Resenha] Antropoceno: notas sobre a vida na Terra

#pracegover Fundo de madeira, elefante prateado, kindle com a capa do livro, que tem fundo colorido, nome do autor e título em letras grandes.

 

Sinopse: Em seu primeiro livro de não ficção, o autor de A culpa é das estrelas analisa as contradições e as maravilhas da humanidade.
Que John Green é um dos autores contemporâneos mais queridos pelo público não é novidade. Sua sensibilidade e seu talento para traçar histórias inesquecíveis tornaram seus romances sucessos mundiais, e agora o premiado autor nos oferece uma necessária dose de esperança em sua estreia na não ficção. Refletindo sobre temas que vão de Super Mario Kart e o pôr do sol a pinturas rupestres e o hábito de procurar estranhos no Google, os ensaios perspicazes e bem-humorados reunidos nesta coletânea são uma celebração genuína da capacidade humana de se apaixonar pelo mundo.
O termo “Antropoceno” foi proposto para designar a era geológica atual, em que os seres humanos remodelaram o planeta e sua biodiversidade de maneira profunda, para o bem e para o mal. A humanidade é cheia de facetas contraditórias e invenções intrigantes, e John Green se propõe a avaliá-las de forma nada imparcial. Afinal, no Antropoceno, não há observadores desinteressados, apenas participantes. Como o próprio autor reconhece, esses ensaios também são, de certa forma, uma autobiografia.
Escrito em parte durante o turbulento período de pandemia global e baseado em seu podcast de sucesso, Antropoceno: notas sobre a vida na Terra nos dá a segurança de que podemos até desconhecer o caminho que estamos seguindo, mas com certeza estamos em boa companhia.




Oi, gente!

Quase todo mundo já ouviu falar em A culpa é das estrelas, do autor John Green, não é mesmo?

Eu tive experiências de leitura bem diferentes com vários livros dele que li, tendo adorado, por exemplo, "Tartarugas até lá embaixo" e já não curtido tanto o "Quem é você Alasca".

Acontece que esse livro de Green é totalmente diferente. Não se trata de mais um romance, mas de reflexões importantíssimas sobre coisas cotidianas e acontecimentos que fazem parte da vida de todo mundo.

Green analisa como uma foto traz diversas mensagens. Aqui ele escreve sobre coisas reais, sentimentos, saúde mental. Fala inclusive sobre a finitude da vida.

Também traz observações potentes relativas a relacionamentos, fama, questões familiares em geral, claro, com ênfase na paternidade.

A cada crônica, o autor nos conta um pouco da sua vida. E adorei saber um pouco de sua trajetória conta por sua própria percepção. As mudanças profissionais, o que aconteceu após o sucesso do seu primeiro livro, dentre outros acontecimentos marcantes.


#pracegover fundo cinza, inscrição: "O desafio e a responsabilidade de um indivíduo, eu acho, é reconhecer a individualidade dos outros -
ouvir a dor dos outros e levá-la a sério, mesmo quando não conseguimos senti-la. Nome do autor e do livro"


Essas e outras reflexões interessantíssimas sobre a vida, numa linguagem fácil e gostosa de ler e eu super recomendo!

E você, já leu algo desse autor?

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.