12 de agosto de 2021

[Resenha da Karla] O diário de Anne Frank

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Anne Frank
Editora: Record
Ano: 2014
Páginas: 416


Sinopse: Nova edição com capa dura de um dos livros mais importantes do século XX.
O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocauto.
Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.
Edição de luxo com capa dura.
Com a menção de Anne Frank no filme A culpa é das estrelas, o livro despertou interesse no público jovem, ficando diversas semanas entre os 100 mais vendidos no país de acordo com a Nielsen.
Mais de 420 mil exemplares vendidos no Brasil.
O relato pessoal mais emocionante sobre o Holocausto continua surpreendendo e impressionando! The New York Times


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje a resenha é de mais um livro escolhido por vocês no projeto #12livrospara2021 em conjunto com a Claudia do MãeLiteratura e a  Hanna do Mundinho da Hanna.

#PRACEGOVER: Imagem com inscrições: "12 livros para 2021, Mãeliteratura, Mundinho da Hanna, Pacote Literário"


Para o desafio dos #12livrospara2021 do mês de agosto, li O diário de Anne Frank, o relato real da menina que, junto de sua família e alguns conhecidos, ficou escondida por anos em um sótão escuro e úmido quando começaram as perseguições aos judeus, no início da Segunda Guerra Mundial.

Estou acostumada a ler relatos de guerra, mas dessa vez foi diferente, pois temos acesso a muita coisa prática, do dia-a-dia dos perseguidos, que nem sempre estão presentes nos livros.

Estamos falando de uma família que, ao prever que seria recolhida, presa e enviada aos campos de concentração, no início da guerra, improvisou um esconderijo ali permaneceu por anos!

Como se alimentavam, tomavam banho, cuidavam de questões emocionais, físicas, da limpeza do local, até as brigas e implicâncias de um a outro; tudo isso nos é contato por Anne, em forma de diário, o que nos aproxima muito da realidade por ela vivida.

Considero uma tarefa muito complexa avaliar livros que tratam de história real. Mas preciso mencionar que a leitura é densa, apesar de a escrita ser fluida.

Pelos olhos adolescentes de Anne, pude perceber o terror que os rondava a todo momento e senti angústia durante toda a leitura. Temia a batida policial que os encaminharia aos campos de concentração e o coração ficou apertado por toda a leitura.

#pracegover Fundo de flores, tecido cor de vinho, vaso com flores de madeira, pequeno pote de madeira e o livro à esquerda.



Já se sabe como o livro vai terminar, mas ninguém está preparado para conviver com esse final, sobretudo para o leitor que se afeiçoa tanto a Anne.

O relato de um dos acontecimentos mais desumanos da história da humanidade mexeu bastante comigo e, dada a sua importância grandiosa, recomendo a todos.

E você, já leu O diário de Anne Frank? Tem outros livros sobre a guerra para me indicar?

Passem nos IG´s das queridas Hanna, do Mundinho da Hanna e Cláudia do Mãeliteratura para ver suas indicações!

#pracegover A capa do livro tem fundo listrado, a foto de Anne e o título.

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


4 comentários:

  1. Oi Karlinha, tudo bem? Eu gosto bastante de ler livros que passam durante a guerra, mas ainda não tive a oportunidade de ler O diário de Anne Frank. Acho que é bem como você diz, a gente já sabe como termina, mas não está preparada para ler. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Hanna querida! Acho que, para quem ama livros com essa temática, esse é um clássico que precisa ser lido. Quando puder e ler, me conta o que achou! Beijos!

      Excluir
  2. Oi Karlinha
    Eu AMO livro sobre a Segunda Guerra Mundial! Confesso que li este livro há tantos anos que quase não lembro dos detalhes da trama.
    É incrível como algumas históricas nos comovem e nos surpreendem, mesmo quando sabemos o desfecho.
    Gostei muitos das suas impressões.
    Beijos e até setembro
    Clauo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Clauo querida! Pois é... realmente é incrível e por isso é que amo ler! Beijos e até o próximo mês!

      Excluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.