12 de março de 2021

[Resenha da Karla] Cartas de amor aos mortos

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 344


Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje a resenha é de mais um livro escolhido por vocês no projeto #12livrospara2021 em conjunto com a Claudia do MãeLiteratura e a  Hanna do Mundinho da Hanna.

#PRACEGOVER: Imagem com inscrições: "12 livros para 2021, Mãeliteratura, Mundinho da Hanna, Pacote Literário"


Cartas de amor aos mortos, de Ava Dellaira, publicado pela Editora Seguinte nos apresenta Laurel, uma jovem que recebe na escola a atividade de escrever uma carta para alguém que já morreu. Sua cabeça dá um nó, principalmente pelo fato de estar de luto por sua irmã, May.

Sua família está destruída e ela começa a escrever as cartas como desabafos. Os destinatários são sempre personalidades famosas, sobretudo do mundo da música.

As cartas trazem muitos sentimentos e vamos tendo acesso à história da personagem. Para mim, foi impossível não ficar angustiada até descobrir como May morreu e porque sua mãe se encontrava distante.

Porém, os meus sentimentos pelo livro pararam por aí, pois não tive conexão com quase nenhum personagem. Achei a protagonista bem confusa. Não achei críveis algumas escolhas da autora, que tinha um excelente enredo nas mãos.

Os personagens que se destacaram na história foram Sky, por sua maturidade; o pai de Laurel, que jamais desistiu de cuidar da filha e a professora que propôs o trabalho, que a apoiou o tempo todo.

A escrita da autora é fluida, as cartas são bonitas e, através delas, gostei de conhecer detalhes da vida de algumas personalidades da música, como Janis Joplin e Amy Winehouse.

Contudo, não consegui me emocionar com a história. Não senti que o que ocorreu no livro foi natural e sim que muitas coisas colocadas ali tiveram o objetivo de forçar as lágrimas do leitor, o que para mim não funcionou.

#pracegover Karla com expressão assustada e o livro nas mãos

O trabalho da Editora vem com uma capa linda e boa diagramação, com páginas amareladas e fonte confortável à leitura.

Abuso sexual, dramas familiares, depressão e luto são alguns dos temas abordados no livro, então recomendo a quem curte leituras nesse contexto.

E você, já leu ou tem vontade de ler Cartas de amor aos mortos? Me indica um bom livro que aborda o luto?

#pracegover a capa do livro tem um fundo que lembra o céu, com o título grande e ao centro o desenho de uma menina sentada escrevendo. Abaixo, nome da autora.

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



Um comentário:

  1. Eu acho a capa desse livro linda, uma pena que a leitura não tenha sido tão linda assim para você Karlinha... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.