17 de janeiro de 2021

[Resenha da Karla] Hipátia de Alexandria

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Lindamir Salete Casagrande
Editora: InVerso
Ano: 2020
Páginas: 40

Sinopse: Quantas são as mulheres reconhecidas pelos seus feitos ao longo da História? Com Hipátia de Alexandria, a série Meninas, moças e mulheres que inspiram ganha mais um capítulo. Dessa vez, iremos conhecer a vida da primeira matemática que há registros, e que foi também uma filósofa e astrônoma lendária. Mais que o amor pela ciência, Hipátia é também um exemplo de visibilidade e construção.






Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje é um dia mais que especial, já que vou contar para vocês sobre um livro dessa coleção que amo: Meninas, moças e mulheres que inspiram. A coleção é da autora Lindamir Salete Casagrande e já resenhei aqui o livro Zilda Arns - A tipsi que amava as crianças.

Você já ouviu falar em Hipátia de Alexandria? Foi uma mulher importantíssima para a Ciência como um todo, sobretudo a Matemática e a Astronomia.

Hipátia nasceu por volta do ano 350, em Alexandria, no Egito e não se tem certeza de muitos detalhes de sua vida, a não ser de que foi uma menina à frente do seu tempo.

Por influência de seu pai, seu amor pelos números fez com que, desde pequena, enfrentasse todos os obstáculos para estudar, em uma época em que a educação era exclusivamente para meninos.

Mais tarde, se mudou para Atenas, na Grécia, para estudar e, quando adulta, desvendou grandes mistérios matemáticos, tendo se dedicado à invenção do astrolábio e do hidrômetro, dentre outros aparelhos essenciais para nossa vida até a atualidade.

Chegou a ser diretora da Academia de Alexandria e, publicou vários livros que se perderam no incêndio da biblioteca, no século VII.

#PRACEGOVER: O fundo é uma estante de livros e uma placa escrito "amor atrai amor". Destaque para Karla sorrindo e segurando o livro na mão.



Como todos os cientistas da época, foi perseguida pela Igreja e teve um fim trágico, mas sua contribuição para o mundo através da Matemática é reconhecida até os dias atuais.

Nunca tinha ouvido falar dessa importantíssima mulher e me senti muito orgulhosa em conhecer um pouco de sua história! Atualmente, vemos várias cientistas em busca da vacina para o COVID-19 e percebemos que não é de hoje que as mulheres fazem a diferença na Ciência. 

Recomendo aos amantes da Matemática e a quem valoriza o trabalho (muitas vezes escondido) de grandes mulheres da história mundial.

E você, já leu algum livro sobre a história de alguma grande menina, moça ou mulher? Me indique nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo amarelado, com o desenho de uma menina cercada por símbolos e números. Título e nome da autora abaixo.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



2 comentários:

  1. Oi Karla!
    Eu já conhecia Hipátia por que sou fissurada em história.
    Adorei a divulgação do livro.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela leitura e pelo compartilhamento de minha obra.

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.