15 de dezembro de 2020

[Resenha da Karla] A casa holandesa

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Ann Patchett
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 352
Minha classificação: 5/5

Sinopse: Após a Segunda Guerra Mundial, graças à conjugação de sorte e um investimento fortuito, Cyril Conroy entra no ramo imobiliário, criando um negócio que logo se tornará um império e levará sua família da pobreza a uma vida de opulência. Uma de suas primeiras aquisições é a Casa Holandesa, uma extravagante propriedade no subúrbio da Filadélfia. Mas o que seria apenas uma adorável surpresa para a esposa acaba desencadeando o esfacelamento de toda a estrutura familiar.
Quem narra essa história é o filho de Cyril, Danny, a partir do momento em que ele e a irmã mais velha — a autoconfiante e franca Maeve — são expulsos pela madrasta da casa onde cresceram. Os dois irmãos se veem jogados de volta à pobreza e logo descobrem que só podem contar um com o outro. E esse vínculo inabalável, ao mesmo tempo que os salva, é o que bloqueia seu futuro.
Apesar de suas conquistas ao longo da vida, Danny e Maeve só se sentem verdadeiramente confortáveis quando estão juntos. Narrada ao longo de cinco décadas, A Casa Holandesa é uma história sobre a dificuldade de superar o passado. Com bom humor e raiva, os dois rememoram inúmeras vezes seu relato de perda e humilhação e a relação entre o irmão indulgente e a irmã superprotetora enfim será colocada à prova quando os Conroy se virem forçados a confrontar quem os abandonou.
Uma saga sobre o paraíso perdido, A Casa Holandesa se debruça sobre questões de herança, amor e perdão, uma narrativa sobre como gostaríamos de ser vistos e quem de fato somos. E, embora seja um livro repleto de reviravoltas que farão o leitor devorar a história, seus personagens ficarão marcados por muito tempo na memória.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho lhes contar sobre A casa holandesa, publicado pela Editora Intrínseca, de autoria de Ann Patchett, que tem outros livros escritos, mas eu ainda não havia lido nada dela.

Fiz a leitura dele para o Clube Mãe Literatura e o livro nos permitiu uma discussão muito rica, justamente por nos confrontar com situações limites, mas comuns a todos nós.

Trata-se de um romance de formação, em que acompanhamos a trajetória de Danny, que é quem narra o livro em primeira pessoa.

Conhecemos logo de início a casa holandesa, presente do pai para a mãe de Danny. Além deles, compõe o núcleo familiar, Maeve, irmã mais velha (e superprotetora) de Danny.

Acompanhamos toda a trajetória dessa adaptação à nova casa, até que o destino reserva aos filhos grandes perdas e, assim, eles se encontram em diversas circunstâncias onde qualquer escolha pode acarretar outras perdas.

Maeve e Danny crescem tendo um ao outro como apoio. Observamos sua rotina de estudos, suas vidas profissionais; até que eles têm a oportunidade de se confrontar com coisas mal resolvidas do passado.

Nesse ponto, eu tive um conflito muito grande de sentimentos e me identifiquei com a ambiguidade dos personagens. Admitamos: não é fácil perdoar alguém quando se está coberto de razão pela mágoa sentida ao longo de uma vida!

#PRACEGOVER: Fundo neutro, toco de madeira, rosa e folha de outono dourada. À direita, o livro



A autora trabalha tão bem esses acontecimentos, que acabei o livro extremamente emocionada.

A meu ver, para um livro ser bom, não se necessita uma trama demasiadamente elaborada. Basta que os acontecimentos toquem o leitor e foi assim que me senti em muitos trechos dessa história. 

Percebi personagens que são, sobretudo, humanos em sua essência, com erros e acertos, como cada um de nós.

Uma história linda, triste e repleta de dramas familiares, que partiu meu coração trazendo grandes lições de vida!

Esta edição é uma das mais lindas da minha estante, com a capa que tem tudo a ver com a história e páginas pretas com desenhos de pássaros para dividir as partes do livro. Páginas amareladas e fonte muito confortável.

Recomendo muito a leitura.

Comente aqui se você também curte bons dramas familiares!

#PRACEGOVER: A capa do livro é estampada com figuras que lembram pássaros. Ao centro, a pintura de uma menina. O título e o nome da autora grandes do meio para baixo.

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.