6 de novembro de 2020

[Resenha da Karla] A bruxa não vai para a fogueira neste livro

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Amanda Lovelace
Editora: Leya
Ano: 2018
Páginas: 208
Minha classificação: 4/5

Sinopse: Aqueles que consideram “bruxa” um xingamento não poderiam estar mais enganados: bruxas são mulheres capazes de incendiar o mundo ao seu redor. Resgatando essa imagem ancestral da figura feminina naturalmente poderosa, independente e, agora, indestrutível, Amanda Lovelace aprofunda a combinação de contundência e lirismo que arrebatou leitores e marcou sua obra de estreia, "A princesa salva a si mesma neste livro", cujos poemas se dedicavam principalmente a temas como relacionamentos abusivos, crescimento pessoal e autoestima. Agora, em "A bruxa não vai para a fogueira neste livro", ela conclama a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão. Ao lado de Rupi Kaur, de "Outros jeitos de usar a boca" e "O que o sol faz com as flores", Amanda é hoje um dos grandes nomes da nova poesia que surgiu nas redes sociais e, com linguagem direta e temática contemporânea, ganhou as ruas. Seu "A bruxa não vai para a fogueira neste livro" é mais do que uma obra escrita por uma mulher, sobre mulheres e para mulheres: trata-se de uma mensagem de ser humano para ser humano – um tijolo na construção de um mundo mais justo e igualitário.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje é dia de resenha de A bruxa não vai para a fogueira neste livro, uma coletânea de poesias de Amanda Lovelace publicada pela Editora Leya.

Li A princesa salva a si mesma neste livro há algum tempo e gostei bastante, como vocês podem conferir neste post.

Já estava bem ansiosa para ler este livro, o segundo da série As mulheres têm uma espécie de magia, pois, como vocês sabem, curto histórias, poesias e tudo o que remete ao universo feminista.

Pude aprender algo nesse livro logo em suas primeiras páginas: quem pensa que bruxa é sinônimo de algo ruim, está completamente enganado. A autora desmistifica essa impressão, mostrando o poder que há na natureza feminina.

O poder de se amar, de se aceitar, de se (re)construir o tempo todo, por muitas vezes durante a vida e, claro, o poder de queimar quem quiser te condenar à morte em uma fogueira.

São poemas com diversas temáticas, dentre elas traumas, violência, medo, todo tipo de abuso, imposições sociais, em fim... coisas com as quais a mulher já se acostuma a lidar desde quando nasce.

Fiquei impressionada e encantada com esse segundo livro ainda mais que com o primeiro da série, pois a escrita da autora é mais sóbria e profunda dessa vez.

Me emocionei em várias partes do livro que, além disso, me provocou muitos momentos de tristeza, uma tristeza profunda em perceber como nós, mulheres, estamos vulneráveis. Em tempos tão sombrios e inseguros que enfrentamos, é importante consumirmos esse tipo de conteúdo, pois ele também nos dá forças!

#PRACEGOVER: Fundo azul de bolinhas brancas, o livro à esquerda. À direita, um leque esverdeado, uma flor azul, uma folha verde grande e 3 chaves.




Repleto de simbolismos, é um livro que, de fato, põe o leitor para pensar sobre suas próprias atitudes, sobre o machismo arraigado em nossa sociedade e o que cada um pode fazer para, mudando seu próprio comportamento, termos um mundo com maior igualdade entre gêneros.

Algumas partes do livro podem ser mal interpretadas e, talvez, compreendidas como um discurso de "ódio contra os homens". Eu entendi que se trata apenas do desespero em se encontrar sempre sendo jogada na fogueira (e a outras formas de morte, LITERALMENTE)!

Não podemos nos calar diante de tantos absurdos! Mais um livro necessário, brilhante e potente dessa autora que admiro mais a cada dia.

Leitura mais que recomendada!

E vocês, já leram algo da autora? Têm literatura desse tema para me indicar? Aguardo seus comentários!

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo branco e traz o título e o nome da autora acima. Abaixo, o desenho de uma mulher com uma chama na mão.




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Um comentário:

  1. Gosto de livros que coloca o leitor pra pensar e com temáticas tão necessárias :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.