3 de novembro de 2020

[Resenha da Karla] As amarras

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autor: Jorge Sá Earp
Editora: 7Letras
Ano: 2020
Páginas: 176
Minha classificação: 5/5

Sinopse: Como numa trama rodrigueana, o casamento de Eusébio com Aglaia tem tudo para dar errado: o noivo sobe ao altar a contragosto e já na festa de núpcias flerta com Inair, um dos garçons que serve à mesa, antecipando uma série de turbulências na vida amorosa. É o próprio Eusébio quem narra aqui, com uma verve inigualável, sua história repleta de reviravoltas. Ao longo das mais intensas peripécias e aventuras sexuais, Eusébio vai se enredando cada vez mais no labirinto da ficção, em meio a toda sorte de malabarismos para manter as aparências e o casamento – como numa peça em que nós, os espectadores, sejamos os únicos a reconhecer todas as máscaras presentes no jogo social, enquanto assistimos com deleite a cada novo ato dessa vida: como ela é.

Olá, leitores do Pacote Literário!

Em parceria com a Oasys Cultural, escolhi esse título porque a sinopse me chamou atenção de cara e, gentilmente, me foi enviado para leitura e resenha.

As amarras foi publicado pela Editora 7Letras e vem nos contar a história de Eusébio, um engenheiro que trabalhava em um cargo simples em uma repartição pública. 

Ele namorava Aglaia e encontrou na noiva não apenas o casamento, mas uma excelente proposta de emprego, que se concretizou com o convite do seu sogro para trabalhar em sua empresa.

O dia do casamento, em si, já prenunciava uma série de confusões emocionais que acabaram, de fato, acontecendo com o passar do tempo. O noivo entrou na igreja a contragosto e se valeu de um pretexto cômico para desaparecer por alguns instantes do altar.

Aqui já comecei a experiência do que mais gostei no livro: é muito engraçada a narrativa! Me peguei sorrindo por várias vezes durante a leitura, pois o autor criou situações absurdas, inusitadas e soube usar bem a ironia. A sensação que eu tive foi a de que o autor se divertiu ao escrever!

Na festa do casamento,um dos garçons lhe chama a atenção. Num impulso, Eusébio lhe deu seu número de telefone, completamente ciente de suas segundas intenções.

Ali começava uma série de relações extraconjugais de Eusébio, que se força, sem nenhum sucesso, a continuar sendo "um bom homem" aos olhos da família e da sociedade.

A meu ver, o casamento forçado com Aglaia foi, para Eusébio, o escudo que precisava para esconder suas insatisfações pessoais e profissionais. Ele não conseguia se assumir e nem enfrentar sua família em relação à obviedade de sua condição sexual fora do padrão imposto pela sociedade.

Na verdade, depois pôde descobrir seu verdadeiro talento trabalhando em outras áreas profissionais. Quantas pessoas não se veem obrigadas a continuar em um emprego estável, naquela área em que se formaram, apenas por medo de mudar?

O livro se desenvolve entre situações bem típicas de muita traição, com detalhes originais e bem criados. Muito drama familiar e aventuras amorosas sem fim aguardam quem deseja fazer essa leitura!

#PRACEGOVER: Karla sorri e segura o livro ao lado do rosto.


A narrativa em primeira pessoa me ajudou a ficar ainda mais perto dos pensamentos e sentimentos do personagem e ver sua angústia me tocou.

O que vi, através desse personagem, foi que muitas pessoas sofrem desejando algo que não deveria sequer passar pelo crivo da sociedade, mas que as pessoas AINDA, EM PLENO 2020, não aceitam!

O livro me impressionou pela alta qualidade de escrita e pelo enredo criado. Ou seja, temos excelentes talentos aqui no Brasil também e isso me deixa muito feliz!

Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor, que é diplomata e tem outros livros escritos, que inclusive já quero ler!

Para quem gosta do estilo Nelson Rodrigues de contar sobre a vida, fica a minha recomendação!

Gostaram da resenha? Curtem autores contemporâneos nacionais? Me contem nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro traz uma imagem cheia de prédios ao fundo e, sobreposta, a silhueta de um homem. Acima, o nome do autor e o título.




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.