#PRACEGOVER: Capa do livro |
Autor: Isabela Bittencourt Starepravo
Editora: InVerso
Ano: 2019
Páginas: 24
Minha classificação: 4/5
Sinopse: Vovô Brasílio é uma história real de como o respeito pode ser construído com amor, dedicação e conhecimento. Belinha não entendia por que seu avô agia de maneira diferente, e isso a deixava assustada. Mas quando descobriu por que ele era daquele jeito, passou a admirá-lo... Conheça a história de Belinha e seu avô e se emocione!
Olá leitores do Pacote Literário!
Hoje estou aqui pra contar para vocês sobre a leitura desse livro que me tocou bastante.
Recebido em parceria com a Editora Inverso, de autoria de Isabela Bittencourt Starepravo, li e me encantei pelos detalhes que passo a contar.
O livro é narrado por Belinha, uma menina bem sensível que nos fala sobre sua relação com seu avô.
Podemos sentir a sensibilidade, as dúvidas e inquietações de uma criança que, já tão pequena, observa diferenças no modo de agir do avô e, assim, pergunta à sua mãe a respeito.
É então que Belinha descobre que seu avô é deficiente visual e que, assim, seus outros sentidos são mais apurados. Tato, olfato, paladar e, sobretudo, a audição se apuram para suprir aquele sentido que a pessoa não tem.
Belinha fica sabendo, então, que seu avô perdeu a visão ainda jovem, o que fez com que, desde cedo, ele (re) aprendesse a viver se baseando pelos outros sentidos.
De forma encantadora, a leitura em braile é inserida na história e Belinha compreende isso como "ler com os dedos", uma percepção lindíssima da cabecinha de uma criança, mas extremamente real, já que o braile é a língua da escrita tátil.
Outras questões e circunstâncias são muito bem trabalhadas, nesse livro que é pura sensibilidade! Como seu avô se comporta quando vai comprar algo, qual o seu segredo para atravessar a rua em segurança e outros tantos detalhes deliciosos de ver e sentir.
Temos realmente muito a aprender com Vovô Brasílio, sobretudo a parte de enxergar com o coração. "Ele não precisa ver para gostar de alguém." é a lição que nos deixa pensando: Será que somos capazes disso, dessa entrega sincera e especial?
#PRACEGOVER: Fundo de livros, à frente pequena luminária vermelha, bonequinha de madeira, uma folha de outono e enfeite de joaninha. À direita, o livro. |
Simplesmente amei essa leitura que, para nosso blog é muito importante, tendo em vista que tanto prezamos a inclusão.
Não bastasse o conteúdo colocado de uma maneira totalmente diferente de tudo o que já li, o livro é bilingue, trazendo o texto primeiramente em português e, na sequência da página, sua tradução em francês.
As imagens do livro também me impressionaram: são muito diferentes do que estamos acostumados, com ilustrações para serem sentidas e não somente para identificar formas e cores.
Por fim, ele ainda traz um presente: palavras em braile na capa e na contracapa.
Edição super bem pensada pela Editora Inverso, que tem nos emocionado a cada lançamento. Dá para sentir o carinho em todo o trabalho envolvido.
Assim, não posso deixar de recomendar essa leitura para pessoas de todas as idades.
E vocês, gostam desse tipo de leitura? Me contem nos comentários.
#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo amarelado, traz desenhos do Vovô Brasílio, com blusa verde e capa de super herói vermelha; e Belinha, atrás dele, com maria chiquinhas. Acima, o título do livro, abaixo o nome da autora. Embaixo do nome dela, a inscrição em braile da palavra AMOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário