24 de setembro de 2020

[Resenha da Karla] O punho do destino e badulaques

  

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autor: Nilo Barroso
Editora: Chiado
Ano: 2018
Páginas: 200
Minha classificação: 4/5

Sinopse: O punho do Destino é uma novela nervosa e movimentada, de leitura empolgante, com lances imprevistos e emocionantes. O conflito entre os personagens principais, que aparentem uma serenidade e equilíbrio que não possuem, poderá resultar, a qualquer momento, numa tragédia. Esses momentos nervosos e cruciais constroem um suspense que atinge fortemente o leitor.





Olá leitores do Pacote Literário!

Recebi esse livro em parceria com a Oasys Cultural.

De autoria de Nilo Barroso, publicado pela Editora Chiado, trata-se de um drama ao qual o autor soube atribuir muitas doses de suspense.

O livro é dividido em 6 histórias, sendo a primeira e mais longa delas, O punho do destino, que traz a história de um narrador em primeira pessoa que se encanta pela esposa de um amigo.

O amigo em questão é Sileno, com quem nem tinha tanta intimidade. Sileno lhe convida para uma viagem ao que para ele seria "um fim de mundo qualquer" e ele, sem reação, aceita aquela proposta repentina.

Anselmo, seu amigo e confidente, embarca junto deles e aí está pronta a receita de um livro que envolve amizade, amor e muitos riscos!

"Mas a mente é um mecanismo complicado, parece existir ali uma esfera de atividade autônoma que teima em possuir suas próprias motivações independentes."

Achei muito interessante a forma como o autor construiu, no livro, a história da amizade entre o narrador a Anselmo, este sempre calmo e sensato, a aconselhar o amigo em suas dores de amor.

Com uma escrita extremamente fluida, o autor nos leva junto dos personagens a essa viagem que tem muita aventura, onde o narrador personagem principal se envolve em vários riscos e o leitor fica com o coração na mão a cada 3 páginas lidas! 

Os capítulos são curtos, o que me agradou bastante. Pois assim, eu tinha um tempinho para procurar no dicionário algumas palavras novas que encontrei em quantidade razoável e gostei bastante de conhecer. Em geral, o vocabulário do livro é bem acessível, mas achei muito curioso o uso de palavras como "tartamudez" e "magarefe".

#PRACEGOVER: Fundo com pilha de livros na vertical, um leque e um pequeno guarda-chuva verdes, um marcador em formato de pena e o livro.



O autor cita com profundidade muitos grandes autores, demonstrando uma intimidade invejável com suas obras, o que achei bem interessante.

A narrativa em primeira pessoa me aproximou muito do personagem, por quem torci durante toda a história.

A segunda parte do livro traz os contos: Tão Felizes, então; O olho de Deus, O siso e o verão; e o que dá nome a essa segunda parte, Badulaques.

O médico que revê, em circunstâncias completamente aleatórias, o grande amor inalcançável da adolescência, que agora parece notá-lo. Fiquei com o coração na mão por ele, que não sabia se aceitava ou não a investida dela.

"Mas certas experiências não caem simplesmente no esquecimento. O passado não pode ser abolido. O passado é indestrutível, cedo ou tarde tudo retornará uma vez mais"

O livro todo retrata momentos, situações e circunstâncias à beira de adultérios. Achei muito interessante a forma que o autor se utilizou para falar sobre o assunto que, em muitos outros casos costuma ser enfadonho e repleto de rótulos.

A forma leve e bem humorada como o autor escreve me fez, inclusive, dar algumas risadas em meio a exageros e situações em que todos ficam sem reação.

O autor, além de escritor, é diplomata e especialista em teoria psicanalítica, o que, a meu ver, contribuiu para as situações do livro em que, totalmente sem saída, os personagens conseguiam fazer alguma escolha.

A edição da Chiado é caprichada, com uma capa simples que dá ênfase ao título, páginas amareladas e fonte confortável à leitura.

O punho do destino e Badulaques é um livro repleto de simbolismos, figuras de linguagem bem fortes e bem trabalhadas. Mais uma pérola da literatura que eu recomendo!

E vocês, gostam desse tipo de leitura? Me contem nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo verde com listras cinzas. Um círculo preto ao centro, com o nome do autor e o título.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


2 comentários:

  1. Minha querida Karla, que linda e caprichada resenha, fruto da sua leitura acurada. Muito obrigada por ser boa leitora e aceitar os livros da Oasys. Adorei tudo e vou compartilhar com o autor, que certamente ficará feliz. Compartilharemos em nossas redes. Beijão
    Valéria Martins

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha, Karlinha!
    Eu gosto muito e assim como você, procuro incentivar autores nacionais contemporâneos
    Fiquei bem curiosa para ler este livro e adoro as sugestões da querida Valéria Martins, da Oasys Cultural
    Já vai pra lista
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.