21 de agosto de 2020

[Post da Karla] FILME: DOIS PAPAS

 

#PRACEGOVER: Capa do filme com os dois papas sentados à mesa no jardim da residência papal.

Gênero: Drama
Direção: Fernando Meirelles
Ano: 2019
Elenco: Anthony Hopkins, Jonathan Pryce, Juan Minujin
Classificação: 4,5/5


Olá leitores do Pacote Literário!

Há tempos não trazia para vocês minhas impressões sobre filmes, não é mesmo? Com a quarentena, o tempo parece escoar ainda mais de nossas mãos!

Assim que vi o lançamento desse filme, tinha vontade de assistir. Com essa rotina meio estranha, consegui umas horinhas e adorei ter escolhido usa-las para conferir esse filme.

Vocês curtem filmes em estilo de documentário?

Indicado ao Oscar, Dois Papas vem nos contar boa parte da difícil trajetória de vida  de Papa Francisco antes do papado.

Apesar da certeza de seu caminho religioso, quando era jovem, esperava um "sinal", aquele grande acontecimento que realmente marcaria a sua escolha em ser padre.

Infelizmente não foi uma coisa tão grandiosa (aparentemente), mas um acontecimento simples fez renascer nele aquela sensação de que estava certa a escolha por aquele caminho.

#PRACEGOVER: Os dois papas sentados, Bento fala ao ouvido de Francisco.


E se entregou de corpo e alma, abrindo mão de todo o resto e seu coração se encheu de uma alegria simples e genuína.

E posso afirmar que sua vida como padre também não foi fácil: muitos percalços o aguardaram, inclusive um desentendimento político que o levou a uma pequena paróquia muito distante de onde trabalhava anteriormente.

Francisco inicialmente se abateu, mas depois seguiu em frente em sua missão e a partir de então o filme fica cada vez mais interessante.

Daí tudo se desenvolve com muito sentimento, até ele se tornar bispo.

Na morte de João Paulo, todos os bispos foram convocados para a votação do próximo papa.

Algumas pessoas chegaram a votar em Francisco, mesmo ele não tendo se "candidatado", mas foi eleito Bento XVI. 

Aqui faço um aparte para mencionar que achei bem interessantes todos os detalhes dessa votação. Cada tradição e obrigatoriedade imposta pela igreja para a escolha de um novo papa é passada de uma forma muito didática e eu me encantei por isso.

Mas não estava preparada para o que acontece a seguir.

Chamado pelo novo papa, Francisco embarca para o Vaticano, onde tem diversas oportunidades de conversar e ouvir o Papa Bento.

E ali, após dissolverem alguns desentendimentos, Bento tem a certeza de que o coração que habita em Francisco é o que o mundo precisa em um novo Papa.

#PRACEGOVER: Dois papas em uma sala bem decorada, Francisco comemora de forma entusiasmada e Bento, de forma mais discreta.


As conversas entre os dois são repletas de simbolismo, a sinceridade de Francisco é comovente e sua simplicidade, encantadora.

A partir de então, o filme segue o curso da história e nos mostra os bastidores também da eleição de Francisco como Papa, algo emocionante.

É importante mencionar que o filme recebeu críticas no sentido de não retratar fielmente a realidade. Com cenas fortes, naturais e emocionantes, independente disso o filme ganhou a minha total afeição, pois acredito que cada pessoa o interpreta da maneira que seu coração determinar.

Fiquei absolutamente entregue ao filme o tempo todo, não consegui nem piscar e, se vocês ainda não assistiram, recomendo.

E vocês que já assistiram, comentem aqui embaixo o que acharam! Vou amar saber.

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

2 comentários:

  1. Eu sou doida para ver esse filme, especialmente por ter concorrido ao Oscar. Mas sempre deixo para depois, depois... e acabo não assistindo... =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Karlinha
    Eu também adorei este filme!
    Gostei muito, achei um filme muito interessante e diferente
    Ótima recomendação, assino embaixo :)
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.