27 de julho de 2020

[Resenha da Karla] Pequenos incêndios por toda parte

#PRACEGOVER: Capa do livro
PEQUENOS INCÊNDIOS POR TODA PARTE

Autora: Celeste Ng
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 416
Minha classificação: 4,5/5 

Sinopse: Um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos.
Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson.
Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.
Eleito nos Estados Unidos um dos melhores livros de 2017 por veículos como Entertainment Weekly, The Guardian e The Washington Post, Pequenos Incêndios Por Toda Parte explora o peso dos segredos, a natureza da arte e o perigo de acreditar que simplesmente seguir as regras vai evitar todos os desastres.



Olá, leitor do Pacote Literário!

Hoje quero contar minha experiência sobre a leitura do livro Pequenos incêndios por toda parte, da autora Celeste Ng, publicado pela Editora Intrínseca.

Me interessei pelo livro por estar no Clube da Reese. Aliás, vocês já conhecem o clube dela? Ela indica excelentes livros e, dentro dos indicados dela, uma amiga me falou sobre esse.

Um incêndio em vários lugares da casa dá início a essa história diferente. Os personagens avistam sua casa queimando com uma calma que me trouxe certo estranhamento.

O livro começou devagar, tão devagar que quase não me prendeu. São muitos personagens e suas histórias são contadas separadamente. Não desisti da leitura, mas confesso que fiquei desanimada.

Elena Richardson é o exemplo da mulher para quem você olha e enxerga perfeição, pois ela se esforça para passar essa imagem. Extremamente metódica, sua vida sempre foi planejada e seguida nos mínimos detalhes.

Ela é casada e tem 4 filhos e todos naquela casa têm diferentes personalidades e modos de encarar a vida.

Mia Warren e sua filha formam a outra família cuja história é contada nesse livro.

#PRACEGOVER: Karla sorri e segura o dispositivo kindle com a capa do livro.


Em meio a tantos personagens, a autora entrelaça os acontecimentos de uma maneira bastante imprevisível, mas muito interessante.

Os personagens (e histórias) secundários são fantásticos e igualmente importantes para o desenrolar do enredo e para o seu entendimento.

A partir da metade do livro, meu interesse aumentou bastante e, na última parte, que loucura! Não consegui mais largar a leitura enquanto não a finalizei.

A mãe que não conhece bem seus filhos. O advogado que defende um cliente, mas não sabe se concorda com suas atitudes. Uma jornalista que se sente no direito de investigar um passado que alguém tentou esconder.

Barriga de aluguel, aborto, abandono e adoção são vistos por um novo lado. São temas profundos tratados de uma forma muito diferente do habitual.

"A questão se resumia sempre a isso: o que faz de alguém uma mãe? Apenas a biologia ou o amor?"

Os acontecimentos se juntam de uma forma avassaladora e, em muitas questões levantadas, não há certo nem errado.

O livro me trouxe uma grande variedade de reflexões.

Cheio de simbologias (e uma delas é o nome do livro), a história termina exatamente onde começa a primeira cena do livro, com “pequenos incêndios por todas as partes”.

As cenas finais trazem uma carga emocional muito intensa, forte, mas ao mesmo tempo são delicadas e emocionantes. A autora manteve certos suspenses até o último segundo e eu fiquei esperando que alguns personagens se reencontrassem.

Leia, porque vale muito a pena!!!

Ah, e para quem curte, tem adaptação nas telonas: uma série de mesmo nome conta o enredo na TV.

Vocês já leram algo dessa autora? Me contem nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem como fundo algumas ruas e casas da cidade onde se passa a história, o título e o nome da autora.




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.