11 de julho de 2020

[Resenha da Karla] Para Francisco


#PRACEGOVER: Capa do livro
PARA FRANCISCO

Autora: Cris Guerra
Editora: Best Seller
Ano: 2018
Páginas: 287
Minha classificação: 5/5 

Sinopse: Cris Guerra transforma a experiência da perda em poesia e reencontro. Edição com conteúdo adicional. "A morte é a única certeza da vida, embora a gente passe a vida inteira fingindo que ela não existe." Esta é uma das várias reflexões que Cris Guerra faz após a morte do pai de seu filho, dois meses antes de seu nascimento. Inicialmente concebido como um blog, Para Francisco foi a forma que a autora encontrou para lidar com a sua perda e contar ao filho sobre seu falecido pai. De maneira comovente, ela discorre sobre a vida e sua rotina como viúva e mãe, trazendo fotos de família e e-mails trocados com o pai de seu filho, ao mesmo tempo em que aborda saudade, luto, força e superação. Sua história é profundamente inspiradora e este é um livro que mostra aos leitores como o amor tem forte poder de cura e capacidade de nos ajudar até nos momentos mais difíceis.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho lhes falar sobre Para Francisco, livro de Cris Guerra, publicado pelo selo Editora BestSeller, do Grupo Editorial Record.

Inicialmente, é importante mencionar que Cris Guerra escreveu esse livro para seu filho, com o objetivo de lhe contar sobre o seu pai. Achei esse gesto simplesmente maravilhoso, uma doação de amor e de memórias que ficarão para toda a vida.

O livro nos conta a história da autora, que perdeu vários amores durante a vida. Quando finalmente encontrou seu companheiro de vida e estavam vivendo a gestação de seu filho, esse companheiro também partiu dessa vida, quase às vésperas do nascimento do bebê.

Ela nos fala de como foi o início do namoro, as idas e vindas, as incertezas desde que se conheceram, a vontade de dormir e acordar juntinhos...

A notícia da gravidez também foi uma surpresa, mas essas coisas são assim: quando têm que acontecer, acontecem!

Eu imaginei a explosão de sentimentos dentro dela: de um lado, a maior perda de sua vida, sua maior tragédia, a tristeza em enterrar o homem que ama. Do outro, a maior felicidade que ela poderia viver: o nascimento de seu filho. Tudo isso separado por um pequeno período de tempo.

#PRACEGOVER: Fundo neutro, Karla sorrindo e segurando nas mãos o livro Para Francisco.


Suas reflexões sobre perda, morte, renascimento e felicidade são das mais lindas que já tive a oportunidade de ler.

O livro é poético, grandioso e me deu uma nova perspectiva sobre morte e dor, luto e saudade. A dor de Cris foi transformada em beleza, pois como ela mesma frisa bem, também existe beleza na dor, apesar de a nossa sociedade não estar habituada a reconhecer isso.

Achei a coisa mais linda a empatia de Cris pela família do companheiro que faleceu. Ela teve grande sabedoria em continuar a convivência, principalmente por Francisco, o elo que nasceu entre eles. E assim, Cris também ganhou uma nova família, pessoas que se preocupavam com ela e com seu filho! Essa sensação de pertencimento a uma família ficou clara no livro e me emocionou muito!

A edição que li foi a comemorativa dos 10 anos do livro e nela, a autora ainda nos presenteou com algumas “pérolas” de Francisco. Coisas aleatórias do dia-a-dia e mensagens lindíssimas absolutamente ingênuas que apenas uma criança é capaz de nos transmitir.

Também gostei muito do fato de a história se passar em Belo Horizonte, onde nasci e sempre morei. Consegui visualizar as ruas e os lugares citados por Cris.

Me identifiquei muito com ela em vários trechos, nas inseguranças que às vezes sentia, comuns a todas as pessoas, mas que um novo relacionamento e, principalmente, a maternidade, nos trazem.

“Lembrar é sentir de novo”

Um dos livros mais lindos que já li. Literalmente “lindo de doer”, como dizemos aqui em nossa cidade.

Triste, com toques de alegria, inquietante, reflexivo... absolutamente inspirador! Recomendo muito! 

E vocês, já conhecem essa autora? Já leram algo sobre luto? Me indiquem nos comentários. 

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo azul turquesa, acima o nome da autora e, centralizada, uma foto de Cris e Francisco e o título.






#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.