27 de maio de 2020

[Resenha da Karla] Com amor, Anthony

COM AMOR, ANTHONY
Autor (a): Lisa Genova
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 2019
Páginas: 320
Minha classificação: 5/5 (favoritado)

Sinopse: Anthony é autista, mas essa está longe de ser a principal forma de defini-lo. Ao lhe dar voz, Lisa Genova permite que o garoto revele os segredos por trás do funcionamento de sua mente: por que odeia pronomes, mas ama o número três e balanços, e como ele experimenta a rotina, a alegria e o amor. E é a voz dessa criança que vai guiar duas mulheres em uma jornada inesquecível.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho falar sobre esse livro lido para o Clube da Leitura promovido pela Cláudia do MãeLiteratura, de quem prontamente aceitei o convite para participar. Já escolhemos o próximo livro desse clube, vale a pena passar lá para conferir!

Esta foi a minha primeira participação em um Clube da Leitura e eu simplesmente amei interagir com várias leitoras que liam e davam suas opiniões no mesmo período que eu. Sejam parecidos ou diversos, foi muito importante saber outros pontos de vista.


#PRACEGOVER: Montagem das integrantes do clube em selfies com o livro na mão.


Olívia e Beth, duas mulheres fortes, dividem o protagonismo desse livro. Um menino autista cruza as vidas de ambas de maneiras definitivas, mas diferentes.

Olívia e David têm um casamento dos sonhos, até que nasce Anthony, um menino autista que levou todas forças financeiras e emocionais deles.

Beth vive com seu esposo Jimmy e as três filhas do casal. A notícia de uma traição chega para abalar essa convivência familiar (e, claro, me disparar muita raiva e rancor!).

De uma forma absolutamente imprevisível, a autora consegue cruzar o caminho dessas duas mulheres e, de alguma forma, colocar Anthony no meio de tudo isso.


"O tempo é uma coisa engraçada, fazendo curvas, se distorcendo, se estendendo e comprimindo; tudo depende da perspectiva."

O menino que gostava de pedras absolutamente lisas, absolutamente brancas e absolutamente redondas (mas recolhia outras que variavam um pouco dentre tais exigências) me conquistou desde a primeira página que li sobre ele!

Achei muito interessantes algumas cenas em que a autora nos dá acesso ao que se passa dentro da cabeça de Anthony, de porque ele age daquela forma absurdamente repetitiva, que pode irritar profundamente seus pais e cuidadores.

Ver o mundo na perspectiva de um autista me sensibilizou muito e, por isso, achei a leitura ainda mais rica e cheia de significados.

O livro se desenvolve entre a rotina das duas famílias e é muito interessante ver como a autora descreve “as dores e as delícias” de se ter filhos (autistas ou não).

#PRACEGOVER: Fundo de toco de madeira, celular com a capa do livro centralizado. À esquerda, três pedras brancas e à direita, uma concha branca.

O gosto musical de Anthony, a dificuldade da adolescente em escolher uma roupa em um guarda roupas lotado, as rusgas típicas entre irmãs por ciúmes da mãe. A expectativa que se coloca em um filho e como ele recebe e absorve isso. Tudo é muito bem construído pela autora.

Mas a leitura guardou a melhor surpresa para o finalzinho do livro, quando, de uma maneira impensável (mas totalmente dentro do contexto), podemos compreender um pouco mais sobre como os caminhos das protagonistas se cruzaram tendo no meio Anthony!

Segundo livro que leio de Lisa Genova, sua escrita é igualmente fluida, forte e deliciosa.

Relações familiares, traição, a força da amizade e, claro, drama, transbordam nesse livro. Trama muito bem escrita, com um final tão maravilhoso quanto o enredo. Chorei, é claro! Recomendo fortemente!

E vocês, já leram algo sobre ou algum livro da autora? Já participaram de algum Clube da leitura? Me contem nos comentários!

Não deixe de passar no blog da Clauo para ver a postagem dela sobre o livro, clicando aqui!

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo azulado, conchas e uma estrela do mar. O título acima e o nome da autora mais abaixo.




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.