Sinopse: "Ana e João são vizinhos. E o que separa suas casas é apenas um jardim.
Mas, na concepção de João, a diferença dentro de cada lar era tão grande, que foi capaz de criar um universo que os separa além do gramado, gerando o seu planeta, verde e gelado e o de Ana, colorido e repleto de amor.
Ana é espectro autista, gosta de tudo lento para se adaptar. João, apesar de todos os seus pesares familiares, é dono de um coração de ouro.
Cada um com seu dom, seu jeito especial de enxergar o mundo e de reagir a ele.
Aos dozes anos eles se conheceram, aproximando seus planetas tão opostos.
Aos dezesseis eles já haviam construído um sentimento lindo e verdadeiro, além do imaginável.
A presença de João torna-se confortável para Ana. Ele é tranquilo como um céu matutino.
A presença de Ana torna-se emocionante para João. Ela é surpreendente como um céu crepuscular.
O amanhecer e o anoitecer... Tão opostos.
Qual cor o céu deveria ter para uni-los?"
Leitura rápida, leve e de aquecer o coração. Quer coisa melhor?
Na história temos Ana e João. Um casal que construiu uma amizade linda ao longo dos anos. Duas pessoas que, mesmo de realidades tão diferentes, se complementam o tempo todo.
Ana é autista e a autora do livro descreve as particularidades do transtorno da personagem de uma forma clara e cativante.
Ela é extremamente inteligente e possui um jeitinho encantador. Tem crises características de sua deficiência, mas demonstra bastante maturidade e controle mesmo quando se sente em perigo.
Precisa da rotina para se sentir confortável e mudanças bruscas lhe assustam. Com uma família amorosa e estruturada, cresceu sincera, forte e bastante curiosa.
Já João é vizinho de Ana e vive em um ambiente complicado. O dinheiro de sua família não conseguiu comprar duas coisas importantíssimas: amor e estabilidade emocional.
Um pai distante, duas irmãs que se perderam em drogas, álcool e festas e uma mãe completamente entregue à depressão.
#PRACEGOVER: Fundo de madeira, celular ao centro com a capa do livro. Ao redor, itens nos mesmos tons da capa (verde e azul): mini sombrinha, canetas, fitas adesivas. |
Os únicos pontos de equilíbrio do rapaz são sua amada avó e a sua amiga Ana. O amor de João pela garota é daqueles inocentes e puros. Gosta dela pelo que é, e em nenhum momento, a coloca numa posição inferior.
Esse livro é o primeiro que leio com a temática do autismo. Importante para conhecer determinados comportamentos e para desmistificar receios e preconceitos.
A autora escreve de forma objetiva e apaixonante.
Vale a leitura!
Até mais!
Essa leitura faz parte do Projeto #leiamulheres, já explicado aqui no blog.
E você, já leu esta história ou outras com a temática de autismo? O que achou? Conte-nos nos comentários!
#PRACEGOVER: A capa do livro traz um céu imenso esverdeado, acima os nomes da autora do livro centralizados. Embaixo, um calçadão com um casal sentado de costas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário