9 de fevereiro de 2020

[Resenha] Os meninos da caverna


#PRACEGOVER: Capa do livro
 OS MENINOS DA CAVERNA
Autor (a): Rodrigo Carvalho
Editora: Globo Livros
Ano: 2018
Páginas: 178
Classificação: 4/5

Sinopse: O passeio de um sábado à tarde que durou dezoito dias, preocupou o mundo e mobilizou mil pessoas em ...


Olá leitores do Pacote Literário!


Olá leitores do Pacote Literário!

Como sabem, gosto muito de livros que tratam de histórias reais! Quando soube do lançamento do livro de um jornalista brasileiro que acompanhou o ocorrido e o resgate dos meninos naquela caverna da Tailândia, logo o coloquei em minha lista de desejados.

Assim que disponível, solicitei pelo Skoob e, poucos meses depois, realizei a leitura, ainda em 2019 e hoje trago para vocês as minhas impressões sobre ele!

Rodrigo trabalha para GloboNews e, na época, fazia a cobertura jornalística da Copa do Mundo da Rússia, quando foi escalado para embarcar para Tailândia, pois alguns adolescentes haviam ficado presos em uma caverna.

#PRACEGOVER: Um capuccino, o cardápio do café "Chocolates Ouro Preto" e o livro. 


Ao chegar à Tailândia, o jornalista brasileiro observou e nos conta no livro muito mais que apenas os acontecimentos na caverna: ele nos fala dos costumes, hábitos e todas as diferenças de um povo pacato, mas extremamente forte!

Como passou a ser a opinião do mundo todo, esses foram fatores primordiais para que aqueles meninos tenham conseguido sobreviver por tantos dias e saírem da caverna sem maiores problemas de saúde física e mental.

O livro nos dá acesso a todos os detalhes de como os meninos ficaram presos, de como o governo tailandês resistiu por ajuda internacional, depois se rendeu às ofertas de ajudas de todos os lugares e, claro, ver o passo-a-passo de como se deu o resgate de cada um dos que estavam presos.

Primeiramente, chegaram de todo o mundo mergulhadores especialistas em cavernas. Analisaram todas as possibilidades de retirada dos meninos. Dois mergulhadores conseguiram encontrar os meninos e retornaram com a boa notícia e todos os detalhes necessários para efetivamente darem início ao resgate.

#PRACEGOVER: Um capuccino, o cardápio do café "Chocolates Ouro Preto" e
o verso do livro.


A dúvida era se aguardariam passar o período de chuva ou retirariam os meninos por debaixo da água e a segunda opção foi a escolhida.

Daí o problema passou a ser a falta de costume dos meninos com relação ao mergulho, além de se tratar de um trecho extremamente perigoso até mesmo para mergulhadores muito experientes!

Após muito impasse, decidiu-se que, para maior segurança de todos, os meninos saíram da caverna sedados e assim se iniciou o resgate.

O primeiro passo era levar balões de oxigênio e alimentos, escassos dentro da caverna. Infelizmente, no retorno do trajeto dos primeiros balões de oxigênio, um mergulhador tailandês não conseguiu chegar com vida.

Esta tragédia desanimou a todos em um primeiro momento, mas depois serviu de impulso para continuar o trabalho em memória daquele herói que morreu na tentativa de salvar vidas! Como disse um dos mergulhadores que continuaram os trabalhos: só deu tempo de chorar por ele e retornar às águas.

Conforme noticiado nos jornais de todo o mundo, pouco a pouco aqueles jovens magrinhos saíram das cavernas com vida e foram direto para o hospital, onde permaneceram por alguns dias, pediram para comer suas refeições favoritas e mandaram cartinhas carinhosas para os seus pais e a todos os que rezaram por eles.

Mal sabiam que, em época de Copa do Mundo, tinham um grande time torcendo por eles: pessoas do mundo todo faziam vigílias, enviavam apoio e ofereciam a ajuda através dos governos.

Além disso, Rodrigo conseguiu mais informações sobre como era a vida dos meninos antes e como ficou após o ocorrido.

Tendo ido à escola onde alguns deles estudavam, o autor foi informado de que tentavam tratá-los da mesma maneira, para não haver qualquer problema no aprendizado, nem na vida escolar.

Rodrigo cumpriu o seu papel de documentar a tragédia e mostrar diversas características do povo tailandês: a força do corpo e da mente, a empatia e várias outras qualidades que o mundo precisa copiar!!

Adorei a leitura e recomendo a todos!

E você, já leu este livro ou outros que abordem acontecimentos reais? O que achou? Conte-nos nos comentários!

#PRACEGOVER: A capa do livro tem tom amarelado e traz o título centralizado, acima; um desenho em preto e branco dos meninos dentro de uma caverna e embaixo o texto "O passeio de um sábado à tarde que durou dezoito dias, preocupou o mundo e mobilizou mil pessoas em um resgate quase impossível na Tailândia".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.