7 de dezembro de 2019

[Resenha] Uma lição inesquecível


UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL
Autor (a): Laura Schroff
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2013
Páginas: 256
Classificação: 5/5
Sinopse: 
– Com licença, senhora. Tem uma moeda? Tô com fome. Manhattan, Nova York, 1986. Foi assim que começou essa história no mínimo improvável. Ela, uma diretora comercial bem-sucedida de 35 anos no auge da carreira. Ele, um garotinho negro de onze anos que sobrevivia pedindo esmolas na rua. Cada um seguia sua vida em mundos geograficamente próximos, mas completamente distantes um do outro. Até que algo inexplicável, uma espécie de fio invisível, os une de maneira permanente. E a vida deles – essa vida que, de formas distintas, já parecia tão consolidada e firme tanto para ela quanto para ele – mudará para sempre. Como eles nunca poderiam imaginar.

Olá, leitores do Pacote Literário! Hoje trago para vocês a resenha de "Uma lição inesquecível".

O livro vem nos contar a história de Laura, uma brilhante executiva do ramo da publicidade. Laura teve uma infância bastante sofrida devido aos ataques de fúria provocados pelo seu pai, que era alcoólatra.

Trabalhando na maior parte das vezes no turno da noite, o pai de Laura chegava em casa e, transtornado, descontava na família a amargura do seu vício.

No que deveria ser mais um dia comum na vida de Laura, um mendigo ainda criança, e pede uma moeda. Ela então continua o seu caminho, mas algo a faz retornar e conversar com ele.



O mendigo em questão era Maurice, um menino de 11 anos.
Maurice dizia estar com fome e então Laura lhe propôs fazerem juntos um lanche no McDonald's.
Isso ocorreu em uma segunda-feira e, a partir daí, algo mudou na vida dos dois. Laura lhe propôs que comessem juntos todas as segundas-feiras.

Algumas semanas depois, a confiança cresceu entre os dois e aquela relação se transformou em uma lindíssima amizade. Apesar dos alertas e preocupações de todos os seus amigos e familiares, Laura jamais pensou que Maurice poderia lhe trazer qualquer problema.
E a intuição dela sobre ele estava certa: a amizade dos dois se desenvolveu tanto que ela passou a dividir com ele muitos outros momentos.



O desenvolvimento do livro segue pelas vidas de ambos os personagens. É importante ressaltar que se trata de uma história real, o que a torna ainda mais forte e emocionante!
A escrita de Laura, em primeira pessoa, é fluida e me impressiona saber que este foi o primeiro e único livro dela, movido por uma força de quem quer contar ao mundo a sua história.

"Às vezes não somos atraídos por aquele que é diferente dos nossos medos: somos atraídos exatamente por aquilo que tememos."

Preciso confessar que, em alguns momentos escaparam algumas lágrimas tamanha a emoção e, algumas vezes, a tristeza das cenas narradas por Laura.

Não se trata apenas da vida de Maurice nas ruas, que envolvia familiares que se dedicavam ao tráfico de drogas, prisões, ameaças e outras tragédias. Mas também de uma infância que poderia ter sido muito melhor e mais amena, mas que outro vício destruiu! Aqui estou falando de Laura!

Como muito bem ficou escrito no final do livro, essa é a história de um encontro necessário entre duas pessoas que se complementaram em uma amizade gostosa, forte e fascinante, na qual ambos empregavam a mesma dedicação e aprendiam diariamente um com o outro.



A impressão que fica é que Laura salvou Maurice de outro caminho, qual seja, o da criminalidade!
Porém, como Laura muito bem expõe, Maurice também salvou Laura quando lhe faz reanalisar aspectos de sua vida e querer ser uma pessoa melhor, que luta por objetivos, se torna mais compreensiva e quer passar mais momentos em família.

O nome do livro não poderia ser outro, tendo em vista as inúmeras questões abordadas que são verdadeiras lições não apenas para Laura e Maurice, mas para todos os leitores!

Recomendo a todos os que curtem uma boa história, repleta de dramas familiares e grandes lições de vida. Preparem os lencinhos, mas a recompensa também vale a pena: muitos sorrisos durante e ao final do livro.



Essa leitura faz parte do desafio #12livrospara2019, embora a postagem esteja bem atrasada (deveria ter saído em 12 de novembro) e também do Projeto #leiamulheres, já explicados aqui no blog.

E você, já leu este livro ou outro no mesmo sentido? O que achou? Conte-nos nos comentários!



3 comentários:

  1. Uau, eu não o conhecia. Mas que história emocionante, se te arrancou lágrimas eu vou querer ler ele haha
    Você falando da premissa e da escrita dela, me lembrou muito a escrita do Augusto Cury.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. AMEI sua dica e sua resenha
    Que sinopse bacana!
    Já coloquei na minha lista também.
    Karla, estamos no finalzinho desta TAG tão especial e já fico com saudade
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Oi Karlinha, não conhecia esse livro, mas gostei bastante de saber mais sobre ele. E engraçado, quando se fala sobre vícios e vida sofrida, é meio que automático que pensemos logo no menino de rua, quando na verdade era a Laura que passava por isso, logo a menina que tinha uma "família estruturada". As aparências realmente enganam.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.